62,2% das famílias no Brasil estão endividadas; veja como organizar o bolso

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O porcentual de famílias endividadas no país alcançou 62,2% em dezembro de 2017, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado ficou estável após cinco altas consecutivas.

Na comparação com dezembro de 2016, entretanto, houve alta de 3,2 pontos no porcentual de famílias endividadas.

Apesar da estabilidade, o patamar de endividamento ainda está entre os mais altos da série histórica da CNC, iniciada em 2010. “Ainda está em um nível muito elevado”, afirmou Bruno Fernandes, economista da CNC.

Estar endividado não representa necessariamente um problema, pois a dívida pode se referir a parcelamentos compatíveis com a capacidade de pagamento da família. O problema é quando o consumidor atrasada o pagamento da conta, ficando inadimplente.

A pesquisa da CNC mostra que a proporção das famílias com dívidas ou contas em atraso atingiu 25,8% em dezembro. Foi a terceira queda seguida. Na comparação com dezembro de 2016, houve alta de 1,7 ponto porcentual.

Segundo Fernandes, a expectativa é de melhora na capacidade de pagamento dos consumidores daqui para a frente. “Com a inflação comportada, recuperação do mercado de trabalho e melhora da renda e crédito, as famílias começam a trocar dívidas mais caras por outras mais baratas.”

 

Veja

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770