quarta-feira

23

novembro 2022

0

COMENTÁRIOS

70% dos trabalhadores brasileiros ganham até 2 salários mínimos

Por , Em Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Sete em cada dez trabalhadores tinham renda de até dois salários mínimos no 3º trimestre deste ano. O levantamento é da LCA Consultores, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o estudo, do total de 97,575 milhões de ocupados no país, 67,19% recebiam até dois salários mínimos (R$ 2.424) por mês, totalizando 65,565 milhões de trabalhadores. A partir de junho de 2020, a parcela de trabalhadores que ganhava até um salário mínimo passou a ser a maior entre os três grupos, com exceção do mês de dezembro de 2020.

Já o que ganhavam acima de dois salários mínimos passaram a ter a menor proporção de trabalhadores entre as faixas de renda, com exceção do mês de setembro deste ano. A piora na renda ocorre porque, em tempos de crise, para entrar ou retornar ao mercado de trabalho, os trabalhadores aceitaram empregos com menor remuneração, destaca Bruno Imaizumi, economista da LCA Consultores responsável pelo levantamento.

Powered by WPeMatico

happy wheels