Pré-candidato a prefeito João Braz protocola pedido para a reinstalação do Comitê 9840

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

joaobrazcandidato

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral surgiu da aprovação da Lei 9840/99, primeira lei de iniciativa popular do País, que mobilizou inúmeras organizações e movimentos espalhados pelo Brasil em 2000.

Em Caicó não foi diferente. Instituições como OAB, Subseção de Caicó; Ministério Público Eleitoral; Igrejas, Sindicatos e outras também instituíram o Comitê 9840 (Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral). Agora, face às Eleições Municipais (2016) que se aproximam, precisamos garantir a participação das instituições, entidades e cidadãos no combate ao crime eleitoral.

Defendendo e encapando o Movimento pela Ética na Política (MEP), João Braz (pré candidato a prefeito de Caicó pelo PCdoB) protocolou ofícios junto ao Ministério Público Eleitoral e junto à OAB/Caicó requerendo a reinstalação do COMITÊ 9840 para o Pleito Eleitoral que se aproxima.

Prefeito Carlos Eduardo inicia aproximação com DEM de José Agripino

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

agripino-carloseduardo

Depois de mais de uma década de distanciamento político, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), ensaia uma aproximação com o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM. Nesta semana, o pedetista, quando esteve em Brasília, visitou o senador democrata. Segundo informações extraoficiais, há uma tendência de aproximação.

Apesar de o DEM não fazer parte da administração municipal, a “afinidade” de Carlos com Agripino vem da eleição de 2014, quando ambos apoiaram a chapa formada por Henrique Alves (PMDB) para o governo e Wilma de Faria (PTdoB) para o Senado. A aproximação do PDT com o Democratas em Natal é uma prévia para o pleito de 2018.

Na próxima eleição estadual, Carlos Eduardo é um pretenso candidato ao governo, com o apoio do PMDB e do DEM, que terão os senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino como candidatos à reeleição.

A base do prefeito formada nas eleições de 2012 se modificou. O gestor, que se elegeu com os apoios do PSB, PCdoB e PT (no segundo turno), caminha para fechar coligação com PMDB, PR e DEM, entre outros partidos de menor expressão.

banner_seridopneus-770

Proposta determina que acesso a demonstrativo do INSS seja feito por rede bancária

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Felipe Maia- discurso 0110

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4713/16, que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a determinar que o extrato anual das contribuições pagas pela seguradora seja disponibilizado por meio da rede bancária a todos que receberem benefícios por meio de depósito em conta corrente.

A proposta, de autoria do deputado Felipe Maia (DEM-RN), altera o Regime Geral de Previdência Social (Lei 8.213/91).

Maia argumenta que parte considerável dos trabalhadores, sobretudo aqueles de baixa renda, não tem acesso à internet ou o costume de consultar os serviços disponíveis por esse meio. “Por essa razão, tal como já vem sendo feito com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), julgamos ser conveniente que o extrato de contribuições seja disponibilizado por meio da rede bancária”, defendeu.

Diretores de agências reguladoras podem passar a ser selecionados por concurso público

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As agências reguladoras podem passar a selecionar seus dirigentes por meio de concurso público. Uma proposta de emenda constitucional (PEC 156/2015) com esse objetivo está na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O texto, que pode ser analisado na próxima quarta-feira, é de autoria do senador licenciado José Serra (PSDB-SP) e tem como objetivo profissionalizar a gestão dos órgãos responsáveis por fiscalizar a prestação de serviços essenciais para a sociedade, como energia elétrica, telefonia, vigilância sanitária e planos de saúde. Depois do concurso público, os candidatos selecionados terão de passar por sabatina e votação no Senado.

banner_seridopneus-770

No Seridó, governador entrega 600 cheques do Microcrédito e itens para Programa de Aquisição de Alimentos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Microcrédito-Empreendedor-Jardin-do-Seridó_Demis-Roussos-4

A região Seridó do Rio Grande do Norte recebeu nesta quinta-feira (9) mais dois importantes projetos do Governo do Estado que propiciam o fortalecimento da economia, geração de empregos e crescimento do comércio. Em Jardim do Seridó, o governador Robinson Faria fez a entrega de 600 cheques do Microcrédito do Empreendedor, bem como de carros, balanças, computadores, impressoras, freezers e pallets que serão utilizados na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Programa do Microcrédito é um projeto pioneiro planejado e executado por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, em parceria com a Agência de Fomento do RN. Além de Jardim do Seridó, mais 10 cidades (Caicó, Carnaúba dos Dantas, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Ouro Branco, Parelhas, Santana do Seridó, São Fernando, Serra Negra e Timbaúba dos Batistas) serão atendidas pelo programa que tem como foco incentivar a autonomia financeira, a geração de emprego e renda, e expansão dos pequenos negócios locais, respeitando a vocação econômica de cada cidade.

Ainda no evento, o chefe do Executivo Estadual entregou veículos e produto que modernizarão as Centrais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA – Compra Direta) aos municípios de Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas e Santana do Seridó. Cada município receberá duas balanças de 30 kg; uma balança de 300kg; um computador com impressora, freezer, pallets e uma caminhoneta Saveiro. O PAA – Compra Direta é uma ação de Segurança Alimentar do MDS, que no Estado é executado pela Emater, em parceria com a SETHAS e prefeituras, e consiste na compra da produção dos agricultores familiares, promovendo a inclusão sócio-produtiva no campo.

banner_seridopneus-770

Carreata do Encontro sai de Caicó, para festa do padroeiro em São João do Sabugi

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

FOTO 1

A festa do padroeiro São João Batista, inicia oficialmente dia 14 de junho, em São João do Sabugi, RN, encerrando dia 24. Na noite do dia 14 de junho, acontece neste ano a Carreata do Encontro, reunindo os devotos de São João Batista, de Caicó, Serra Negra do Norte, Ipueira, e comunidades rurais do município de São João do Sabugi.

O Padre Alcivan Tadeus da Paróquia de Sant’Ana, sairá da Catedral em Caicó, com a padroeira Sant’Ana, às 17h30. Os sabugienses residentes em Caicó e demais devotos do glorioso São João Batista, devem participar desta peregrinação em carreata.

No percurso, vão ingressar na carreata as imagens de São José e de São Sebastião, das comunidades Cachos, Barra e Acampamento; bem como, a imagem de Nossa Senhora da Conceição que integra a carreata na chamada Praça da Lua, trazida pela comunidade Caeiras e sítios vizinhos.

Nesta praça, estará Padre Joaquim Oliveira, da Paróquia de São João Batista, com trio elétrico, a imagem de São João Batista e os fiéis, bem como, as imagens de Nossa Senhora Aparecida, dos bairros São José e Ipueirinha; Santo Antônio – da Capela na Travessa José Lucas;  São Francisco de Assis, da comunidade rural Jerusalém; e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Ipueira.

Da Praça da Lua, o povo de Deus segue para em Procissão de Abertura, hasteamento da bandeira de São João Batista e celebração da Santa Missa.

Desde maio que são celebradas novenas em residências de sabugienses que residem nas capitais João Pessoa/PB e NatalRN.  Agora em junho, desde dia 1º são celebradas novenas nas residências em São João do Sabugi, havendo quermesse com comidas típicas e animado leilão.

Vale destacar que durante a Festa de São João Batista, a Filarmônica Honório Maciel enriquece os festejos, em acordes, comemorando também seus 90 anos de fundação.

banner-CDS-1

Francielle defende criação de calendário de eventos universitários

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Francielle entrevista

Ações para atrair jovens universitários para fazer turismo em Caicó serão apresentadas no plano de governo da pré-candidata Francielle Lopes. Em entrevista à Rádio Seridó, Francielle defendeu a elaboração de um calendário de eventos universitários.

“A recente pesquisa realizada pela Casa do Empresário sobre o perfil do público do Carnaval de Caicó, mostrou que a maioria dos visitantes aprova nosso evento e pretende voltar próximo ano. Outra curiosidade é que a maioria dos turistas é de classe média e grande parte de universitários”, lembrou Francielle, reforçando que esse público precisa ser atraído mais de uma vez por ano a Caicó.

A pré-candidata a prefeita observou que diversos cursos das diferentes instituições de ensino superior de Caicó (UFRN, UERN, IFRN, FCST, UnP) já realizam anualmente congressos, seminários e jornadas acadêmicas.

“A prefeitura planejará com todos os coordenadores de cursos e criará um calendário de eventos desse gênero, com o objetivo de movimentar Caicó o ano inteiro. E promotores de shows poderão aproveitar e realizar festas para atrair esses jovens. Setores de hospedagem e alimentação ganharão com isso”, observou Francielle.

Temer libera R$ 150 milhões para eleições municipais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Medida provisória assinada pelo presidente interino Michel Temer e publicada na edição desta quinta (9) do Diário Oficial da União abre crédito extraordinário no valor de R$ 150 milhões para ser aplicado na realização das eleições municipais de outubro. O crédito é destinado à Justiça Eleitoral.

Em maio, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse que faltavam cerca de R$ 250 milhões no orçamento da Justiça Eleitoral para a organização das eleições municipais deste ano.

Na ocasião, Mendes disse que já havida se reunidos duas vezes com o então ministro do Planejamento, Romero Jucá, para tratar do tema e que o governo estava buscando uma solução para o tema.

banner_seridopneus-770

Vivaldo diz que momento é de união por obra hídrica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vivaldocosta

O deputado Vivaldo Costa (PROS) voltou a defender que a execução das obras da adutora emergencial de Caicó fique sob a responsabilidade do 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º BEC).  No seu pronunciamento durante a sessão plenária desta quinta-feira (9), no Legislativo do RN, o deputado afirmou que há uma grande expectativa da população em relação à obra.

“Esta luta é do povo e nossa, seus representantes. Estamos nessa expectativa há praticamente um ano”, afirmou o deputado. Vivaldo Costa fez uma retrospectiva acerca do projeto, que foi aprovado pela presidente Dilma Rousseff (PT), mas com seu afastamento os recursos foram suspensos. “Todos nos mobilizamos, principalmente o governador Robinson Faria (PSD) para que não faltassem recursos”, disse.

Ao defender a execução do projeto pelo Batalhão de Engenharia de Construção, o deputado afirmou que tem receio de outra empresa iniciar a obra e posteriormente não ter condições de concluí-la, como já aconteceu em projetos semelhantes. Vivaldo ressaltou o potencial da adutora emergencial, que terá 66 km de extensão, de Serra de Santana até Caicó, beneficiando vários municípios da região.

No plenário da Câmara, Felipe Maia critica ataques ao governo Temer

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Discurso 8-8-2016

Em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (8), o deputado Felipe Maia (DEM-RN) criticou os parlamentares que ocupam a tribuna para pedir a saída do presidente interino da República, Michel Temer. Segundo ele, o momento é de união de todos os partidos na busca de soluções para os graves problemas enfrentados pela população brasileira.

“A cada dia tenho mais certeza que alguns parlamentares têm mais compromisso com projetos de poder, do que com os seus eleitores. Temos que nos unir e buscar melhorias para enfrentar os problemas do nosso país. Os defensores do governo Dilma parecem que não tem consciência que o PT e seus aliados quebraram o país. Só na Petrobras o rombo foi de 50 bilhões de reais”, explicou o parlamentar.

Durante o discurso, o deputado disse ainda que “os mesmos que pedem o afastamento do atual governo são aqueles que defendiam o governo petista”. “Eles estão defendendo um governo que foi responsável pelo atual cenário do país, com 11 milhões de desempregados e uma inflação de dois dígitos que corrói o poder de compra do trabalhador brasileiro”, disse.

Para o parlamentar, os ataques ao governo de Michel Temer não geram resultados para o desenvolvimento do país. “Muitos gritam ‘Fora Temer’ aqui no plenário, como se tivesse entregado o Brasil de uma forma promissora. Mas, sabemos que a intenção deles é ganhar poder sem apresentar propostas concretas que beneficiem os brasileiros”, concluiu.

banner_seridopneus-770

Mestrado em Psicologia Organizacional da UnP oferece de bolsas de pesquisa para melhores colocados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho (MPPOT) da UnP, integrante da rede Laureate, está com inscrições abertas até o dia 23 de junho e traz novidades no processo seletivo de 2016. Conforme aditamento do edital que pode ser consultado em ww.unp.br/mppot, são oferecidas 10 bolsas para alunos egressos de Psicologia graduados pela Universidade Potiguar.

No total, são oferecidas 20 vagas para o Curso, sendo distribuídas igualmente entre as Linhas de Pesquisa “Saúde do Trabalhador e Processos de Gestão” e “Comportamento do Consumidor”. As bolsas serão distribuídas para os dez primeiros colocados no processo seletivo, sendo uma de 100% para o 1º colocado, com dedicação de 20 horas semanais para desenvolvimento de atividades acadêmicas; e nove bolsas de 50%, com dedicação de 10 horas semanais.

A seleção será realizada no período de 27 de junho a 1º de julho de 2016, na Unidade Roberto Freire. Primeiro curso de Stricto Sensu focado na área em todo Brasil, o Mestrado em Psicologia Organizacional e do Trabalho terá início no dia 28 de julho e as aulas acontecerão, preferencialmente, nas quintas e sextas-feiras, no turno vespertino.

TJRN antecipa 13º para o dia 17 de junho e irá liberar R$ 20 milhões

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

claudio_santos

O Tribunal de Justiça do RN irá antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário para a próxima sexta-feira, 17 de junho. A primeira parcela equivale a 40% do total e representa cerca de R$ 20 milhões circulando na economia potiguar.

O anúncio foi feito pelo desembargador presidente Claudio Santos, na manhã desta quarta (8), durante coletiva à imprensa para falar dos investimentos do Judiciário potiguar no montante de R$ 110 milhões para construção da nova sede.

Cláudio Santos destacou que o TJRN vem conseguindo pagar a sua folha de pessoal em dia, após a implantação das medidas de austeridade no Judiciário desde o início de sua gestão. O presidente ressaltou que o Tribunal ainda está adequando os seus gastos com pessoal aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e que os recursos utilizados para investimentos são distintos e não podem ser utilizados com esses gastos.

Vice-governador afirma que Governo do Estado tem déficit de R$ 500 milhões para fechar a folha de pessoal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Vice-governador-Fábio-Dantas_Aline-Bezerra

O vice-governador Fábio Dantas afirmou que o Executivo estadual tem um déficit de R$ 500 milhões para fechar a folha de pessoal.

“Nós usamos a primeira parcela de 10 de junho para pagar os aposentados o salário de maio. A situação é crítica. Vai faltar R$ 500 milhões para pagar a folha de pessoal até o final do ano”, destacou.

Ele afirmou que uma das alternativas é realizar um grande REFIS. Já que o Estado potiguar tem, só em dívida prescrita para receber, R$ 6 bilhões. “Precisamos fazer não esses Refis que já fizeram, mas um grande Refis, englobando todo mundo”, destacou.

Robinson anuncia que ficará com a candidatura de Nildson Dantas a prefeitura de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

robinson-nildson-leleu

Na entrevista concedida ao Panorama 95 (Rural FM), que será veiculada nesta sexta-feira (10), o governador Robinson Faria confirmou que em Caicó, seu palanque será o do vereador Nildson Dantas, independente de Nildson se acertar politicamente com o deputado estadual Vivaldo Costa. “Espero que o grupo de Vivaldo se una, caso não haja união eu fico com Nildson“, disse. Mas, Robinson espera que eles se acertem.

Correios vão precisar de financiamento para pagar salários

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Operando no vermelho, os Correios vão precisar recorrer a um empréstimo neste ano para conseguir honrar seus compromissos, incluindo salários de empregados e encomendas de fornecedores. As projeções são de que o dinheiro no caixa da empresa termine no segundo semestre. No ano passado, as indicações são de que a empresa tenha terminado com prejuízo de R$ 2,1 bilhões – o balanço ainda não foi publicado. Este ano, até maio, a perda já chega a R$ 700 milhões.

Mais de dez anos após ser o palco inaugural do escândalo do mensalão, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ainda sofre, segundo quem acompanha o dia a dia da companhia, as consequências do aparelhamento político-partidário a que foi submetida nos últimos anos.

A atual direção, composta na maior parte por indicados do PDT, partido do ex-presidente Giovanni Queiroz e do ex-ministro das Comunicações André Figueiredo, tem apenas um membro que é funcionário de carreira, com experiência em logística.

O valor de R$ 2,1 bilhões de perda em 2015 já passou pelo crivo do conselho de administração da estatal, mas ainda não é oficial porque tem de ser submetido a uma assembleia geral ordinária, que não tem data para ocorrer. Procurados, os Correios disseram apenas que “adotam as melhores práticas de governança corporativa” e que só iriam se manifestar sobre o balanço após a aprovação pela assembleia.

Dois milhões de trabalhadores ainda não sacaram o PIS/Pasep

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PIS-PASEP

O Ministério do Trabalho calcula que 2 milhões de trabalhadores ainda não sacaram o PIS/Pasep (Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) referente a 2015. O dinheiro estará disponível até o dia 30 de junho.

O abono equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento (R$ 880) e pode ser retirado nas agências da Caixa e Banco do Brasil. O Ministério informou também que os benefícios que ainda não foram sacados somam R$ 1,7 bilhão.

Têm direito ao abono pessoas cadastradas no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos; com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício; e que exerceram atividade remunerada durante pelo menos 30 dias.

Em todo o Brasil, 23,6 milhões de trabalhadores têm direito a receber o abono. Do, 21,5 milhões já fizeram os saques. Os dois milhões que ainda não acessaram o recurso representam 8,7% dos trabalhadores beneficiados. O estado com o maior número de trabalhadores que não sacaram o abono é São Paulo, onde 684.937 pessoas ainda não resgataram o benefício.

Após prisão, hit do Japonês da Federal tem nova versão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após a prisão do agente da Polícia Federal Newton Ishii, na manhã desta quarta-feira (8), em Curitiba, o “Japonês da Federal”, como ficou conhecido após cumprir consecutivos mandados de prisão na Operação Lava Jato, ganhou um novo hit. “Ai meu Deus, se deu mal, foi preso em Curitiba o Japonês da Federal”, confira:

https://youtu.be/0vWqymXgjJI

Festa do ex-aluno retorna para o pátio do CDS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

cds-caicó

A tradicional Festa do ex-aluno do Colégio Diocesano Seridoense, que acontece no primeiro sábado da Festa de Sant’Ana, volta este ano para as dependências do colégio como de costume.

Haverá missa na matriz de São José, especialmente para as turmas homenageadas seguida de aula da saudade. A animação do evento ficará por conta de Parcélio e Paulinho, de Parelhas e o sanfoneiro Rodolfo Lopes.

Campus da UFRN de Caicó aprova orçamento de 1,5 milhão para 2016

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ufrn-ceres-caico

Em entrevista a Marcos Dantas nesta quinta-feira (09), a diretora do Campus da UFRN no Seridó, Professora Sandra Kelly fez uma avaliação positiva do primeiro semestre letivo, que se encerra na próxima semana. Uma das metas alcançadas por Sandra foi obras de acessibilidade no Campus de Caicó, e a climatização da Biblioteca que será feita durante o recesso.

Estas e outras obras que ainda serão feitas em Caicó e Currais Novos estão sendo planejadas, dentro do Orçamento aprovado pela UFRN para o Ceres Seridó, que foi de 1 milhão e 500 mil reais para 2016. “É o nosso orçamento, não sabemos se teremos os repasses financeiros correspondentes, dadas as circunstâncias que estamos vivendo”.

Ex-servidores celetistas e temporários da Prefeitura de Caicó estão tendo direito a FGTS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Centro Administrativo

A Prefeitura de Caicó está convocando os servidores ativos e inativos que mantiveram algum vínculo celetista, e servidores temporários no período compreendido entre Janeiro de 1987 a Dezembro de 2010, a comparecerem no auditório da Prefeitura, munidos de cópias dos seguintes documentos; RG, CPF, Carteira de Trabalho e Pis/Pasep.  O objetivo é realizar um cadastro para facilitar o processo de individualização do recolhimento em favor do FGTS.