Diário: 15/07/2016

sexta-feira

15

julho 2016

0

COMENTÁRIOS

ANA anuncia suspensão de captação por gravidade no Açude de Curemas‏

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Açude-de-Curemas-001

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta sexta-feira (15) que o Complexo Mãe D’Água-Curemas não oferece mais condições de abastecimento pelo sistema de gravidade. O cenário hídrico, considerado de extrema criticidade foi apresentado durante reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, em Pombal (PB).

Wesley Gabrielli de Souza, coordenador de marcos regulatórios e alocação de águas da ANA, reconheceu a necessidade de paralisar urgentemente a captação de água de Curemas, em decorrência das características da estrutura de tomada d’água, aproximadamente dois meses antes do que se pensava.

“A gente pensava que poderia utilizar até meados de setembro ou outubro, mas pelas características dessa tomada, vamos precisar parar imediatamente. Pode ser que até domingo, segunda-feira agora já não tenha possibilidade de mandar água para os rios Piancó e Piranhas por gravidade”, explicou Wesley.

De acordo com Gabrielli, a água não oferece mais nenhuma condição de entrar na galeria de tomada por gravidade, e que só foi possível constatar essa realidade agora, porque o nível da água desceu, dando condições de ser melhor analisado. “Curemas continua com o volume de 6%, o que acontece é que a água que está lá não consegue ir para os rios por gravidade”.

A Agência Nacional de Águas também apresentou algumas alternativas para minimizar a situação. Uma delas é a utilização imediata do Açude Mãe D’Água, fechamento do barrilete que lá existe, e o atendimento à Comunidade Mãe D’Água por uma rede de distribuição convencional. “Então a gente teria aí, uma parcela de água em torno de 1.500 litros por segundo para ajudar a perenizar os Rios Piancó e Piranhas, via Mãe D’Água e Rio Aguiar”, explicou Wesley.

Outra alternativa seria complementar a vazão do Açude de Curemas por recalque.“Quando ele parar de descer por gravidade ainda vai sobrar 37 milhões de metros cúbicos e eles podem ser utilizados, desde que façam uma instalação de bombeamento, colocar um flutuante e recalcar para dentro da tubulação de 2.200 litros que vai pro Rio Piancó-Piranhas”.

Também existe possibilidade de descarga via Canal da Redenção, mas é necessário avaliar qual é a capacidade dessas descargas. “E existe ainda a possibilidade de remoção de uma parede espessa, de 30 centímetros ou mais, que fica na frente da tubulação de tomada d’água do Açude de Curemas, mas como vamos remover isso de lá sem prejudicar a estrutura da barragem?”, finalizou Wesley Gabrielli.

As informações técnicas identificadas pela ANA na estrutura de tomada de água do Açude de Curemas, ainda serão verificadas por um engenheiro-mecânico do DNOCS, para verificar se existe uma saída frontal, que possibilite a entrada de água para a comporta.como fazer blog

banner_seridopneus-770

sexta-feira

15

julho 2016

0

COMENTÁRIOS

Governo troca comando da polícia civil no RN

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governador do estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, nomeou nesta sexta-feira (15), por meio do Diário Oficial do Estado (D.O.E), o delegado José Claiton Pinho de Souza para exercer o cargo de provimento em comissão de delegado geral da Polícia Civil, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), em substituição ao delegado Stênio Pimentel que esteve no cargo por 18 meses.

banner_seridopneus-770

sexta-feira

15

julho 2016

0

COMENTÁRIOS

Caicó: Roberto Germano confirma interesse no apoio de Bibi Costa

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

bibi-e-roberto-rindoDo Blog de Luciano Vale…

Durante entrevista nesta sexta-feira (15) ao programa Hora do Povo da 106 FM, afirmou que espera manter a aliança com o PTdoB, partido que fez parte da campanha vitoriosa de 2012 e que faz parte da base aliada para a eleição deste ano.

Questionado que o partido hoje é comandado no estado pela ex-governadora Wilma de Faria e em Caicó, tem no ex-prefeito Bibi Costa, sua maior liderança, Roberto Germano disse que não há empecilho nenhum ao apoio do ex-prefeito caicoense, assim desejar.

Disse Roberto Germano: “Olha eu vou confessar uma coisa que não tinha dito a ninguém e vou dizer agora. Um dia desse, um vereador teria dito que lá no sistema de Vivaldo, não queriam Bibi nem pintado de ouro no palanque dele, eu liguei pra Bibi e disse a ele, olhe pode vim de qualquer jeito, não precisa vim de ouro ou de prata, se Bibi quiser vim pra cá, será bem vindo, não tenho problema nenhum em receber o apoio do ex-prefeito Bibi”

sexta-feira

15

julho 2016

0

COMENTÁRIOS

Govern do RN finaliza obras na Ilha de Sant’Ana em Caicó

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ilha_gas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, finalizou as obras de instalação dos equipamentos anti-pânico e acessos radiais do Ginásio Poliesportivo Antenor Salvino, instalação da central de gás da praça de alimentação e a ampliação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, no município de Caicó. As obras visam a segurança de todos que frequentam o Complexo, além de fomentar o espaço turístico.

A primeira intervenção ocorreu no Ginásio Poliesportivo Antenor Salvino que passou por adequações em suas instalações físicas com a obra de acessibilidade. Os serviços contemplam: adaptações nos banheiros, corrimãos, luzes de emergência, inserção de rampas, placa de sinalização nas áreas interna e externa e equipamentos anti-pânico. Com as melhorias do espaço, o ginásio passa a respeitar as normas de acessibilidade dos usuários do complexo e a inclusão social em local público.

Para a segurança dos comerciantes e visitantes da Praça de Alimentação Industrial Darci Fonseca, o Governo do Estado implantou a central de gás e o sistema de distribuição para os quiosques da praça com medidores individualizados. No Complexo foram instalados 12 pontos com o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), mais conhecido como pára-raios. Os equipamentos são fundamentais para a segurança das edificações, atuando também na proteção dos usuários.

O governador Robinson Faria explica que a administração estadual trabalha para melhorar a infraestrutura também para fomentar os pequenos negócios em todo o Estado. “A Ilha de Sant’Ana é um exemplo disso. Com os investimentos que fizemos a Ilha agora tem condições adequadas para os comerciantes e pequenos produtores exercerem suas atividades e para os usuários que poderão usufruir de momento de lazer com mais conforto, segurança e acessibilidade”, destacou Robinson Faria.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Jader Torres, “o Governo do Estado cumpre mais um compromisso com obras que melhoram a segurança do Complexo Ilha de Santana possibilitando a liberação da mesma para a Festa da Padroeira”, afirmou Torres. Inaugurada em 2008, o nome da Ilha foi escolhido em homenagem à padroeira da cidade, Sant’Ana. O Complexo conta com praça de alimentação, boxes para artesanato, calçadão, ginásio poliesportivo e anfiteatro.

sexta-feira

15

julho 2016

0

COMENTÁRIOS

Prefeitura de Caicó realiza manutenção e limpeza para o período de festa de Sant’Ana

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

DSC_1743

A Prefeitura Municipal de Caicó através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos intensificou os trabalhos de limpeza urbana, corte de mato e pintura de meio fio visando deixar a cidade mais agradável para receber os visitantes e os caicoenses em geral durante o período da festa de Sant’Ana que terá inicio no próximo dia 21 de Julho.

Os trabalhos estão bastante adiantados na praça da matriz de Santana um dos principais locais de aglomeração de pessoas durante o período festivo.  “Apesar de todas as dificuldades financeiras que os município enfrentam é obrigação nossa preparar a cidade para este grande evento que transforma nosso município em um grande polo de turistas e visitantes durante os últimos dez dias de Julho”, disse o Prefeito Roberto Germano.

Outro ponto que está em fase final de preparação para reabertura é o complexo turístico da Ilha de Santana onde o Estado vem realização as adequações necessárias exigidas pelo Corpo de Bombeiros no tocante ao sistema de para-raios e central de gás e o município está concluindo os reparos na cobertura e iluminação do ginásio de esportes Nonosão.

banner_seridopneus-770

sexta-feira

15

julho 2016

0

COMENTÁRIOS

UERN abre processo simplificado para 575 vagas remanescentes

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulga a abertura de inscrições no Processo Simplificado de Vagas Iniciais Remanescentes (PSVIR) nos cursos de graduação.

São oferecidas 575 vagas iniciais remanescentes da Lista de Espera da primeira versão do SiSU 2016, nas modalidades de concorrência. Essas vagas não foram preenchidas em editais anteriores.

A seleção dos candidatos será efetuada, exclusivamente, com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2015), independente de terem participado da primeira versão do SiSU 2016.

Os interessados deverão observar os pesos e nota mínima dos cursos, estabelecidos no item 3 do Termo de Adesão ao SiSU 2016.

A solicitação de inscrição no PSVIR deverá ser efetuada, exclusivamente, via internet, acessando o endereço eletrônico da UERN/SiSU, no qual estarão disponíveis o edital do PSVIR e o Formulário de Inscrição.

As inscrições terão início às 9 horas do dia 18 de julho e irão até as 17 horas do dia 25 de julho de 2016. O Resultado do PSVIR será divulgado no dia 29 de julho de 2016. Neste mesmo dia, será publicado um edital com as datas, os locais e os horários para a realização das matrículas institucional e curricular dos convocados pelo SiSU para ingresso nos semestres letivos 2016.1 e 2016.2.

banner-CDS-1

sexta-feira

15

julho 2016

0

COMENTÁRIOS

Arena Show apresenta atrações para a Festa de Sant’Ana de Caicó

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG_7577

A Arena Show de Caicó vai reunir as maiores atrações do Brasil na Festa de Sant’Ana. A programação shows na AABB foi apresentada nesta quinta-feira (14), durante coquetel para a imprensa e convidados, no Restaurante D’Gust, às 20h. o encontro foi animado pela cantora paraibana, mas com raízes caicoenses, Vanessa Andradde.

“Traremos ao palco atrações que ganharam o coração do Brasil, como Marília Mendonça, Aviões do Forró, Solteirões e Pegado. E dois jovens que ainda vamos ouvir falar muito deles: Luan Estilizado e Avine Vinny”, disse o empresário Robson Pires, que defende o fortalecimento do turismo de eventos como gerador de emprego e renda.

sexta-feira

15

julho 2016

0

COMENTÁRIOS

Solidariedade e Rede defendem auditoria na prefeitura de Caicó

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp-Image-20160715

Discutindo a importância da transparência e eficiência da gestão pública de Caicó, os pré-candidatos a prefeitura pelo Solidariedade e pela Rede Sustentabilidade, Francielle Lopes e Roberto Diniz, concordam com a importância de uma auditoria para diagnosticar a real situação administrativa do município.

“A auditoria é uma importante ferramenta de apoio à gestão, necessária para avaliar a situação patrimonial do município, a adequação dos programas e a existência do controle efetivo sobre as receitas e despesas, identificando se os recursos são suficientes, limitando o uso indevido de verbas, diminuindo falhas de controle e desperdícios, minimizando a possibilidade de fraudes”, explica Francielle Lopes.

Roberto Diniz destaca que Caicó é um município de situação financeira incompreensível. “Alterou o Código Tributário e a estrutura administrativa para aumentar a capacidade de arrecadação, produziu orçamentos públicos bastante vantajosos, mas não conseguiu sair do limite prudencial de gastos com pessoal nos últimos quatro anos e perdeu completamente a capacidade de investimento para o desenvolvimento da cidade. Sofre com o sucateamento dos serviços e com a desvalorização dos servidores. Os sinais apontam para o descontrole das contas públicas e para a total falta de cuidado com o patrimônio público”, alerta Diniz.

banner_seridopneus-770

sexta-feira

15

julho 2016

0

COMENTÁRIOS

Após alteração de data, inscrição do Fies começa hoje

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério da Educação alterou o início do prazo para as inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes pré-selecionados no programa, para o segundo semestre de 2016, devem fazer a inscrição pelo sistema eletrônico do Fies (SisFies) a partir de hoje, sexta-feira (15).

A modificação da data foi motivada pela alteração no teto da renda familiar mensal bruta per capita, que passou de 2,5 para 3 salários-mínimos, o que gerou a necessidade de adaptar o SisFies. O MEC garante que a mudança no prazo não compromete o processo de financiamento.

Após a conclusão da inscrição no sistema do Fies, os estudantes devem validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior e, depois, formalizar o contrato de financiamento junto ao agente financeiro (Caixa ou Banco do Brasil).