domingo

15

outubro 2017

0

COMENTÁRIOS

Barragem Passagem das Traíras não pode exceder 50% da sua capacidade

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Barragem das Trairas

A barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, não poderá exceder mais que 50% de sua capacidade total, que é de 49.702.394,00 m3, enquanto não passar por obras de recuperação. O acordo foi assumido entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com a Agência Nacional das Águas (ANA), que apontou, em seu último relatório, que o equipamento localizado na região do Seridó potiguar, é uma das 25 represas do país com graves problemas em sua estrutura física.

O titular da Semarh, Ivan Júnior, esclareceu, no entanto, que não há riscos de rompimento, pois o reservatório está vazio, com 0,01% de sua capacidade. Além da barragem Passagem das Traíras, o açude Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, em Acari, também na região Seridó, apresenta falhas estruturais, segundo o Relatório de Segurança de Barragens (RSB), elaborado no ano passado pela ANA.

A barragem do município de São José do Seridó é administrada pela Semarh e o Gargalheiras é gerenciado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). No caso da barragem de Passagem das Traíras, o estudo da Agência Nacional das Águas apontou que a represa foi construída com concreto de má qualidade e apresenta rachaduras na ombreira, que é terreno natural onde a barragem se encaixa com maciço da estrutura.

banner_seridopneus-770

happy wheels