terça-feira

15

novembro 2022

0

COMENTÁRIOS

Comarca de Caicó determina que Estado realize cirurgia para tratar aneurisma em idosa

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A 1ª Vara da Comarca de Caicó determinou ao Estado do Rio Grande do Norte que disponibilize, no prazo máximo de dez dias, o procedimento médico de embolização de aneurisma cerebral em hospital público ou privado conveniado, bem como honorários médicos e hospitalares em beneficio de uma paciente idosa, bem como forneça medicação que se fizer necessária, tudo conforme prescrição médica.

A determinação atende a pedido de liminar de urgência feito pela Defensoria Pública do Estado, que defendeu a idosa em juízo, contra o poder público estadual, para que a Justiça determinasse o procedimento médico necessário ao tratamento de sua saúde, já que é acometida de Aneurisma Cerebral (CID 10:I67.1) e necessita realizar procedimento de embolização de aneurisma cerebral.

Para decidir o caso, o juiz Luiz Cândido Villaça considerou as provas levadas aos autos, como o laudo médico circunstanciado de profissional que acompanha a paciente, no sentido de que a indicação para o seu caso é a realização de procedimento cirúrgico de Embolização de Aneurisma Cerebral, em razão do risco de morte ou déficit neurológico incapacitante.

O magistrado frisou ainda que, conforme relatado pelo profissional que acompanha a paciente, o procedimento é previsto no Sistema Único de Saúde e de responsabilidade do Estado do Rio Grande do Norte, porém, como assinalado pela responsável pelo SUS Mediado, não há prestador contratualizado para a realização do procedimento.

Ressaltou também que se trata de um procedimento médico de urgência, como declarado pelo profissional de saúde, e a paciente encontra-se com quadro neurológico delicado, necessitando, com urgência, da realização do procedimento pleiteado, diante do risco de morte e/ou déficit neurológico incapacitante.

banner_seridopneus-770

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

happy wheels