Em nota, bispos potiguares solicitam audiência com Robinson Faria e classificam luta dos servidores da UERN como legítima, justa e digna

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

bispos-RN

Reunidos nesta terça-feira (05) em Mossoró, os bispos das três dioceses potiguares assinaram nota de apoio a luta dos professores e servidores da Universidade do Estado do RN, que estão em greve há 22 dias, pelo recebimento de salários e melhores condições de trabalho.

Foi o próprio movimento quem procurou a ajuda dos bispos Dom Jaime Vieira, Dom Mariano Manzana e Dom Antônio Carlos, como forma de sensibilizar o governador Robinson Faria a dialogar, de forma concreta com os professores.

Eis a nota:

Excelentíssimo Senhor

Robinson Mesquita de Faria

Governador do Estado do Rio Grande do Norte

Não é de hoje que a Igreja Católica, como parte da sociedade potiguar, vem acompanhando as manifestações em defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, as quais vem ganhando cada mais notoriedade, em função dos últimos acontecimentos, envolvendo servidores dessa tradicional Instituição de Ensino Superior e o Governo do Estado.

No cerce de todo esse processo, está a luta por melhores condições de trabalho e estudos, além da permanência da UERN como Instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade, cujo legado revela seu importante papel no desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte e na transformação social da população, deste estado, especialmente a mais carente.

Mais recentemente, não deixando de considerar a relevância dos demais temas, a pauta reivindicativa dos que fazem a UERN, pelo que nos tem sido anunciado, gira em torno do pagamento, por parte do Governo do Estado, dos salários dos servidores, garantindo-lhes o direito de proverem a si e a seus familiares, por meio do seu trabalho, o que torna a causa legítima, justa e digna.

Diante desse contexto e do entendimento de que a Igreja tem grande responsabilidade social, ao assumir uma postura ativa no desenvolvimento, entre os cristãos, do espirito de participação na construção de uma sociedade sempre melhor, mais justa e capaz de promover a paz e o bem-estar social, os Bispos do Rio Grande do Norte, reunidos hoje em Mossoró, vem respeitosamente, solicitar a Vossa Excelência uma audiência para tratar da atual situação da UERN, assim como dos demais servidores e pensionistas do Estado, nessa audiência, estaremos acompanhados de representantes dos Padres do Estado.

Mais do que buscar compreender a temática em tela, a Igreja Católica objetiva contribuir na construção de caminhos para a solução do problema que outra se apresenta. Antecipadamente, manifestamos nossos agradecimentos pela atenção em atender a esta demanda, colocando-nos à disposição.

Mossoró-RN, 05 de dezembro de 2017

Dom Jaime Vieira Rocha

Arcebispo de Natal

Dom Mariano Manzana

Bispo da Diocese de Mossoró

Dom Antônio Carlos Cruz Santos

Bispo da Diocese de Caicó