sexta-feira

16

fevereiro 2018

0

COMENTÁRIOS

Ex-ministro de Lula e Dilma abre Congresso de agricultores do RN na quarta

Por , Em Fonte BG

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Evento da Fetarn que será realizado no município de Nísia Floresta tem como tema: “Unificar a luta, manter direitos e ampliar conquistas”.

Ex-ministro dos governos Lula e Dilma, que chegou a ser considerado um dos 60 homens mais poderosos do Brasil, Gilberto Carvalho é uma das presenças mais aguardadas do X Congresso da Fetarn – Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – que acontecerá entre os dias 21 e 23 de fevereiro no Centro de Eventos Mardunas, em Nísia Floresta, reunindo agricultores de quase todos os municípios potiguares.

O evento, que tem como norte o tema: “Unificar a luta, manter direitos e ampliar conquistas”, terá como ponto alto a sua abertura, quando o ex-assessor e ex-conselheiro de Lula fará uma análise da conjuntura política atual e explanará, junto a delegados da Fetarn, sobre comunicação popular para base. Segundo o presidente da Fetarn, Manoel Cândido, esse momento de debates e busca de organização da categoria para lutar por melhorias é fundamental para o futuro da atividade no Brasil.

Segundo destaca, os trabalhadores rurais e agricultores sofrem com o crescente êxodo rural, queda vertiginosa de recursos do plano safra, extinção de créditos fundiários, fim das desapropriações, além de fortes ameaças à atividade com as reformas da previdência e trabalhista em trâmite no Congresso Nacional, dentre várias medidas governamentais que consideram prejudiciais aos agricultores.

Também entram na pauta de discussões do X Congresso: agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, reforma agrária e meio ambiente, além de políticas agrícolas e a situação do homem do campo no Rio Grande do Norte, após sete anos de estiagem. Outra presença importante é a do presidente da Contag – Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – Aristides Veras dos Santos, que explanará sobre políticas sociais e legislações que impactam a atividade, como lei de terceirização, dentre outras.

ELEIÇÃO
No último dia do evento, será realizada a eleição da nova diretoria da Fetarn para o mandato de quatro anos (2018-2022). Segundo prevê o estatuto da entidade, haverá renovação de pelo menos 30% dos membros.

Powered by WPeMatico

happy wheels