domingo

25

março 2018

0

COMENTÁRIOS

Facebook publica anúncio em jornais admitindo ‘quebra de confiança’

Por , Em Fonte BG

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Mark Zuckerberg, cofundador e diretor executivo do Facebook, voltou a se desculpar pelo vazamento de dados de milhões de usuários da rede social. Em anúncio de página inteira publicado neste domingo nos principais jornais americanos e britânicos, Zuckerberg reconheceu a “quebra de confiança” no escândalo envolvendo a Cambridge Analytica e prometeu ações para evitar novos casos semelhantes.

“Nós temos uma responsabilidade: proteger os dados de vocês. Se não conseguirmos, não os merecemos”, afirmou Zuckerberg no texto publicado na última página dos jornais britânicos “The Observer“, “The Sunday Times”, “Mail on Sunday“, “Sunday Mirror“, “Sunday Express“ e “Sunday Telegraph“, e nos americanos “The New York Times”, “Washington Post“ e “Wall Street Journal“. “Você deve ter ouvido falar sobre um aplicativo criado por um pesquisador universitário que vazou dados do Facebook de milhões de usuários em 2014. Isso foi uma quebra de confiança, e nos desculpamos por não termos feito mais na época. Agora estamos tomando medidas para garantir que isso não aconteça novamente”.

O Facebook se encontra envolvido numa polêmica após a revelação de que a firma britânica Cambridge Analytica utilizou dados vazados de 50 milhões de usuários da rede social para fins eleitorais, inclusive na campanha do presidente americano, Donald Trump, e no referendo sobre o Brexit. Em uma semana, as ações do Facebook despencaram 14%, o que representa mais de US$ 50 bilhões em valor de mercado.

Zuckerberg não mencionou a Cambridge Analytica, apenas o pesquisador russo Alexander Kogan, da Universidade Cambridge, criador do aplicativo usado para a coleta de dados que foram usados com fins políticos.

“Já impedimos que aplicações desse tipo acessem tantos dados. Limitamos também a quantidade de dados que podem ser acessados por aplicações quando alguém se identifica utilizando o Facebook”, afirmou Zuckerberg. “Investigamos cada aplicação que tenha tido acesso a uma grande quantidade de dados antes que solucionemos o problema. Acreditamos que existam outras. E quando as encontrarmos elas serão proibidas e informaremos as pessoas afetadas”.

Segundo o anúncio, o Facebook irá alertar os usuários sobre quais aplicativos eles deram acesso, dando uma oportunidade para “desativar aqueles que você não quer mais”.

“Eu prometo fazer melhor por você”, afirmou Zuckerberg, que tenta conter a pior crise de imagem já enfrentada pela companhia.

O Globo

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

happy wheels