sexta-feira

12

julho 2019

0

COMENTÁRIOS

Livro sobre o Seridó foi lançado ontem na Universidade Federal de Sergipe

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp-Image-2019-07-11-at-11.44.48

Ocorreu na noite desta quarta-feira (10), na Universidade Federal de Sergipe, o lançamento do livro “A Religião Católico-sertaneja: Reminiscências do Criptocabalismo no Seridó Judaico”. A obra é fruto de um Projeto de Pesquisa de Pós-doutoramento, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN.

O autor, Prof. Dr. Marcos Silva, é professor do Departamento de História da UFS e fez várias viagens de estudos à região do Seridó, Caicó e outras cidades, para demonstrar que vem sendo praticada, desde a época do processo de colonização portuguesa, uma religião alternativa e subterrânea pelos habitantes da região.

Essa religiosidade, diversa do catolicismo apostólico romano, é fruto da influência do misticismo judaico, trazido para o sertão pelos descendentes de cristãos-novos judaizantes que povoaram o Seridó.

Apesar de fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de Aracaju na noite de ontem, um significativo número de pessoas compareceu ao evento, que contou com a cobertura da TV Aperipê, filiada à TV Cultura.

Compareceram professores da Universidade, estudantes de pós-graduação e graduação dos cursos de História e Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe. Na ocasião, o professor Dr. Marcos Silva ministrou uma aula sobre o “Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do vai-e-volta”, obra magna de Ariano Suassuna, que serviu de itinerário inicial para a pesquisa de campo. Após a preleção do Prof. Marcos Silva, que durou cerca de uma hora, seguiu-se uma sessão de autógrafos.

banner_seridopneus-770

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

happy wheels