Maioria dos brasileiros acreditam que o país está em declínio, diz pesquisa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Durante o Manhattan Connection desta quarta-feira (4), Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria, comentou a pesquisa “Broken-System Sentiment in 2021”, realizada pela empresa Ipsos, que mostrou que o brasileiro é o povo que mais sente que o próprio país está em declínio.

O levantamento foi feito em 25 países e os brasileiros têm uma percepção negativa acima da média mundial, cerca de 69% acreditam que o Brasil vive um período de declínio. Os países com piores índices seguintes são Chile, África do Sul e Argentina (cada um deles com 68%) e Colômbia (67%). Na média global, 57% acham que seu país está em declínio.

Sobre a percepção brasileira, Felipe Nunes, que é professor de Comunicação Política e Métodos Quantitativos na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), acredita que é normal que as pessoas tenham essa opinião. “Um país que tem um aumento no número de pessoas com fome; carne, o cidadão comum come uma ou duas vezes na semana porque o preço está altíssimo; a gasolina nas alturas; desemprego – 14 milhões de pessoas ainda estão tentando procurar emprego; o preço da energia subindo; o país não consegue vacinar [contra a Covid-19]. É normal que a população brasileira esteja com uma opinião como essa”, argumentou o pesquisador.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1