A lista de candidatos para a Presidência da República, o “grid de largada” da corrida pelo Palácio do Planalto, está definida. A pouco menos de dois meses para o primeiro turno das eleições, onze candidatos foram apresentados pelas legendas para disputar a preferência dos eleitores.
Os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar esses candidatos junto à Justiça Eleitoral. Vale ressaltar, entretanto, que as legendas ainda podem apresentar ou substituir candidatos até as eleições, mas apenas em situações excepcionais: se a pessoa desistir, falecer ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado.
Nesses casos, a legenda pode apresentar outro nome até 20 dias antes do primeiro turno, marcado para 2 de outubro de 2022. Chegou o fim na sexta-feira, 5, a temporada de convenções partidárias, eventos nos quais os partidos aprovam e formalizam a presença de seus representantes na disputa eleitoral.
Antes do início da corrida eleitoral, João Doria (PSDB) e Sergio Moro (União Brasil) abandonaram suas pré-candidaturas para presidente. Outros possíveis postulantes, como Eduardo Leite (PSDB) e Aldo Rebelo (sem partido) também ficaram pelo caminho. Depois foi a vez de Luciano Bivar, que anunciou no domingo (31/7) o plano de ser novamente candidato a deputado federal.
Powered by WPeMatico