quarta-feira

23

setembro 2020

0

COMENTÁRIOS

Padre nascido em Currais Novos é o novo bispo da diocese de Rubiataba-Mozarlândia, em Goiás

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

cq5dam.thumbnail.cropped.500.281

Nesta quarta-feira (23), dia em que a diocese de Uruaçu, em Goiás, promove uma coletiva de imprensa com o novo bispo, dom Giovani Carlos Caldas Barroca, empossado em 12 de setembro, o Papa Francisco nomeou o Pe. Francisco Agamenilton Damascena, como bispo da diocese de Rubiataba-Mozarlândia, que pertence à Arquidiocese de Goiânia/GO. Durante o tempo de vacância na diocese de Uruaçu, o sacerdote exerceu o ofício de administrador diocesano.

Diocese de Rubiataba-Mozarlândia

A circunscrição eclesiástica, com mais de 105 mil habitantes batizados, foi criada em 1966 como Prelatura Territorial de Rubiataba, a partir das dioceses de Goiás e Uruaçu. Renomeada como Prelatura Territorial de Rubiataba-Mozarlândia em 18 de abril de 1979, foi promovida a diocese de Rubiataba-Mozarlândia em 16 de outubro de 1979.

A biografia de Pe. Francisco Agamenilton Damascena

O Pe. Francisco Agamenilton Damascena nasceu em 26 de junho de 1975 em Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima em Brasília/DF e também no “Ateneo Pontificio Regina Apostolorum” (UPRA), em Roma, na Itália, onde obteve a Licenciatura em Filosofia. Pe. Francisco também fez uma especialização em Docência Universitário na Faculdade Mário Schenberg, em Cotia/SP, e um Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 2001, incardinado na diocese de Uruaçu/GO, onde ocupou os seguintes cargos: administrador paroquial, vice-pároco, pároco, chanceler, coordenador diocesano de Pastoral, diretor acadêmico da Escola Diaconal, vice-reitor e professor do Seminário Maior São José, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho de Formadores e do Colégio de Consultores. Além disso, foi diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia “Sapientiae” na diocese de Anápolis.

De 19 de fevereiro de 2019 a 12 de setembro de 2020, então, durante o tempo de vacância na diocese de Uruaçu, o Pe. Francisco foi administrador diocesano.

Do Vaticanews

banner_seridopneus-770

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

happy wheels