sexta-feira

7

setembro 2018

0

COMENTÁRIOS

Potiguares com deficiência terão carteira de identidade descritiva

Por , Em Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

imagesNeste mês de setembro serão entregues as primeiras carteiras de identidade descritiva para pessoas com deficiência no Rio Grande do Norte. A entrega deverá ocorrer no próximo dia 21, data em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A validação das carteiras está na Lei Estadual 1049/2018, promulgada no mês passado.

Ronaldo Tavares, presidente da Sociedade dos Cegos do RN (Socern) explica que a utilização das carteiras beneficia a pessoa com deficiência e ajuda a priorizar o atendimento. “É uma forma de evitar constrangimentos e maus tratos à pessoa com deficiência seja visual ou outra deficiência nas  repartições públicas e privadas. Nossos direitos não estavam sendo cumpridos, nem respeitado o atendimento preferencial”, diz.

A carteira descritiva vai conter informações como o tipo da deficiência, código internacional de deficiência e medicamentos que a pessoa toma ou substâncias que provoquem alergias. A emissão fica a cargo da Secretaria de Justiça e Cidadania – Sejuc, mas as organizações representativas das pessoas com deficiência estão articulando para que também sejam autorizadas a emitir.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

happy wheels