quarta-feira

14

fevereiro 2018

0

COMENTÁRIOS

Remédio experimental promete acabar com o vírus da gripe em um dia

Por , Em Fonte BG

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Apesar de contarmos com vacinas e medicamentos antivirais eficazes, às vezes a humanidade se depara com pandemias sazonais de vírus mutáveis, como a gripe suína ou a aviária.

Mas cientistas japoneses afirmaram que estão desenvolvendo uma espécie de remédio “universal” contra a gripe, que protege o corpo do vírus, independentemente da mutação sazonal, e mata o agente em apenas 24 horas.

Desenvolvido pela empresa farmacêutica Shionogi, de Osaka, no Japão, o medicamento funciona pela inibição de uma enzima essencial para o processo pelo qual o vírus da gripe traduz seus genes em proteínas. Ao bloquear toda a expressão destes genes virais, o remédio evita não só a disseminação de partículas de vírus replicadas como também dificulta a capacidade do vírus em entrar em nossas células, reduzindo sintomas.

De acordo com o Wall Street Journal, a reprodução do vírus na célula hospedeira foi completamente interrompida após cerca de 24 horas. Em pacientes que tomaram o medicamento Tamiflu (duas pílulas por dia durante 5 dias), esse processo continuou até 72 horas, após a primeira pílula. Os pacientes que tomaram pílulas de placebo apresentaram sinais de infecção ativa por 96 horas.

Além disso, o teste sugere que o novo medicamento causa menos efeitos colaterais que Tamiflu.

Droga chega ao Japão em maio

Segundo o Wall Street Journal, o remédio, chamado de baloxavir marboxil, pode estar disponível no mercado japonês ainda em maio deste ano. Isso porque a fase 3 de seu teste, que avaliou sua segurança e eficácia em 1.436 pacientes com gripe, foi um sucesso.

Entretanto, apesar de sua promessa, o novo medicamento ainda tem algumas limitações. O estudo excluiu pessoas com alto risco de desenvolver complicações da gripe, como a pneumonia, por exemplo, não mostrando sua eficácia nesses casos mais graves.

UOL

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

happy wheels