quinta-feira

17

novembro 2022

0

COMENTÁRIOS

Republicanos conquistam maioria na Câmara; EUA têm Congresso dividido

Por , Em Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os republicanos conquistaram a maioria das cadeiras na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos (EUA), mostraram projeções nessa quarta-feira (16), definindo um cenário para dois anos de Congresso dividido. Os democratas, do partido do presidente Joe Biden, mantiveram o controle do Senado.

A vitória na Câmara dá aos republicanos o poder de colocar rédeas na agenda de Biden, assim como o de iniciar investigações politicamente prejudiciais sobre seu governo e família, embora o resultado tenha sido bem menor do que a onda que os republicanos esperavam.

A projeção final foi feita após mais de uma semana de contagem de votos, à medida que a Edison Research estimou que os republicanos haviam conquistado os 218 assentos necessários para controlar a Câmara. A vitória republicana no 27º distrito congressional da Califórnia consolidou a maioria do partido na Casa.

O atual líder republicano na Câmara, Kevin McCarthy, terá um desafio à frente, já que precisará unir sua inquieta bancada em votações importantes para decidir os orçamentos do governo e das Forças Armadas, no momento em que o ex-presidente Donald Trump lançou nova candidatura à Casa Branca em 2024. A derrota retirou parte do poder de Biden em Washington, mas nessa quarta-feira ele cumprimentou McCarthy e disse que trabalharia para obter resultados. “O povo americano quer que façamos as coisas por ele”, disse Biden.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

happy wheels