quarta-feira

13

novembro 2019

0

COMENTÁRIOS

Sessão Solene homenageia Classe Hospitalar Sulivan Medeiros em Caicó

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp Image 2019-11-12 at 22.08.33

A Câmara Municipal de Caicó promoveu, nesta terça-feira (12), Sessão Solene para homenagear a Classe Hospitalar Sulivan Medeiros, fundada há quinze anos no Hospital do Seridó. O propositor da solenidade foi o vereador Zé Filho. “Esse trabalho pedagógico visa acompanhar o currículo escolar da criança internada, para que ela tenha o mínimo de perdas no período letivo”, lembrou ele. A equipe pedagógica já atendeu mais de quatro mil crianças.

Hoje vereador, Andinho Duarte começou a formatar a ideia em 2003, através de um projeto de extensão do curso de Pedagogia. “Levamos a ideia ao professor Adailson Tavares de Macedo, que lembrou que esse segmento hospitalar ainda estava em estudos preliminares no Brasil. Em 2004, iniciamos a campanha para montar o espaço inaugurado no dia 11 de novembro daquele ano”, disse Andinho. “Através da UFRN, traçamos a diretrizes didáticas e pedagógicas para o seu funcionamento, já que tudo era muito novo nesse ramo da educação especial”, destacou a professora doutora Tânia Cristina Meira Garcia, que coordenou posteriormente o projeto de extensão.

Patrona da primeira classe hospitalar do estado, a auxiliar de enfermagem Sulivan Medeiros, falecida em janeiro de 1987, aos 47 anos, trabalhou no Hospital do Seridó e dedicou ampla atenção ao setor de pediatria. O que lhe rendeu o título de primeira “humanizadora” do atendimento naquela casa de saúde, conforme artigo do próprio Andinho publicado na revista comemorativa editada pela Referência Comunicação.

O nome Sulivan ao projeto foi uma sugestão do diretor da Fundação Hospitalar Carlindo Dantas à época, pediatra Valdemar Cordeiro Filho, que participou das homenagens prestadas pelo Poder Legislativo nesta noite. “Sentíamos falta dessa humanização no setor de pediatria, mas abraçamos o projeto que foi plantado em terreno fértil”, disse o médico com mais de 40 anos de experiência.

Uma das homenagens prestadas foi ao empresário Dinobergh de Moura Almeida, integrante do grupo Risoterapia assassinado em agosto de 2018, que realizava um trabalho junto ao Hospital do Seridó. Seu personagem, o Doutor Fininho, emprestará o nome à brinquedoteca daquela unidade. Seus familiares receberam uma cópia de lei municipal nº 5.230/2019, que delibera sobre a denominação. Presenças de diversas segmentos da sociedade caicoense, incluindo educadores, 10ª DIREC, secretaria estadual de Educação, clubes de serviço, APAE, Risoterapia e UFRN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

happy wheels