sexta-feira

13

abril 2018

0

COMENTÁRIOS

Temer diz que é ‘incogitável’ fechar fronteira com a Venezuela

Por , Em Fonte BG

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Michel Temer declarou nesta sexta-feira (13) que é “incogitável” fechar a fronteira do Brasil com a Venezuela, como solicitado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo governo de Roraima.

O país vizinho passa por uma severa crise política, econômica e social. O Brasil tem sido um dos principais destinos de quem deixa a Venezuela em busca de melhores condições de vida.

Nesta sexta, a governadora de Roraima, Suely Campos, afirmou à TV Globo que o estado não está conseguindo lidar com a quantidade de imigrantes venezuelanos e que, por dia, chegam ao estado de 500 a 700 imigrantes da Venezuela.

Por isso, o governo do estado entrou com ação no Supremo solicitando o fechamento temporário da fronteira com o país vizinho.

“Não é hábito do Brasil [fechar fronteiras]. O Brasil não fecharia fronteiras e nem espero que o Supremo venha a decidir dessa maneira. O contrario. Quando fomos lá [a Roraima], nós dissemos: ‘haverá fiscalização […]’. Então fechar fronteira é incogitável”, afirmou o presidente, que está no Peru para participar da Cúpula das Américas.

Na ação, o governo de Roraima alega que é o estado mais pobre da federação e que não tem condições de oferecer serviços obrigatórios, como saúde e educação, diante do “aumento descontrolado do fluxo migratório”.

Temer, por sua vez, disse que o governo federal vem tomando medidas que, segundo ele, foram pleiteadas pelo governo do estado.

“Acabei de verificar a petição e percebi o seguinte: muitas das medidas lá pleiteadas estão sendo tomadas – recursos, pessoas que vão para lá para dar assistência social, assistência médica. Eu mesmo estive lá. Eu creio que esse pleito não sei se ele tem, com a devida vênia, muita significação”, disse o presidente.

G1

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

happy wheels