quinta-feira

23

novembro 2017

0

COMENTÁRIOS

Universidade Potiguar é 1º lugar nacional em Cultura Empreendedora

Por , Em Notícias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A educação empreendedora é vista hoje como um dos caminhos para a formação de profissionais como competências mais amplas e capazes de se destacarem em um mercado cada vez mais concorrido. O Rio Grande do Norte se destaca no Índice de Universidades Empreendedoras 2017 – levantamento realizado pela Brasil Júnior, representante das empresas juniores no país – tendo a Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, como 1º lugar geral no indicador de Cultura Empreendedora.

Avaliando 80 universidades brasileiras – entre públicas e privadas – o Índice classificou apenas 55 Instituições de Ensino Superior (IES) e aborda outros indicadores como Extensão, Inovação, Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro. A UnP se destacou na pesquisa de percepção realizada com mais de 10 mil respostas de alunos das IES que analisaram o desenvolvimento da proatividade para resolver problemas, assumindo riscos e aproveitando oportunidades. Com isso, foram levados em consideração Postura Empreendedora Discente, dos Docentes e a Grade Curricular.

Esse último item, compreende que o ensino de empreendedorismo está atrelado não só a disciplinas pontuais, mas à própria estrutura curricular e metodologia de ensino oferecida. Com a missão institucional de inspirar e proporcionar experiências empreendedoras para os alunos, gerando impacto concreto em suas vidas, a Universidade Potiguar desenvolve diversos projetos nesse sentido.

Uma das iniciativas é o Centro de Excelência em Empreendedorismo – Empreende que, através de parceiras com outras IES e órgãos de governo e da iniciativa privada, desenvolve projetos como o Fora da Caixa, o Empodera e realiza eventos como o Congresso de Empreendedorismo Universitário (CEU) que, em 2017, contará com a parceira de Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

“A pesquisa aponta o DNA empreendedor da UnP tendo em vista que é uma avaliação da cultura empreendedora por parte dos próprios alunos. Então, o empreendedorismo está realmente permeando nosso ensino, salas de aula e nossas práticas fora delas também”, avalia o Coordenador do Empreende, Prof. Marcelo Bandiera.

banner_seridopneus-770

happy wheels