Festa dos Ex-Alunos do CDS celebra tradição, solidariedade e anuncia Cavaleiros do Forró como atração principal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Associação dos Ex-Alunos do Colégio Diocesano Seridoense já iniciou a contagem regressiva para um dos momentos mais aguardados da programação social da Festa de Sant’Ana de Caicó. Considerada por muitos como a melhor festa da Festa de Sant’Ana, a tradicional Festa dos Ex-Alunos do CDS chega à sua edição de 2026 reunindo gerações de diocesanos em um dia marcado por reencontros, emoção, música e solidariedade.

Neste ano, o evento traz como uma das grandes atrações a banda Cavaleiros do Forró, considerada uma das mais românticas e tradicionais do forró nacional. O grupo se junta a uma programação que promete agradar diferentes gerações e transformar a festa em uma experiência inesquecível para ex-alunos, familiares e amigos.

Além dos grandes shows, a festa oferece uma experiência completa ao público, com churrasco à vontade e vinho liberado durante todo o evento, reforçando o clima de confraternização e celebração que faz parte da história do encontro. A proposta é proporcionar uma experiência única, onde a música, a gastronomia e as lembranças compartilhadas se encontram em um ambiente de alegria e reencontro.

A Festa dos Ex-Alunos do CDS também possui um importante papel social. Toda a renda arrecadada contribui para a manutenção dos projetos desenvolvidos pela Associação dos Ex-Alunos do CDS, entre eles o programa de bolsas de estudo destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade social e a preservação do Memorial Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, espaço criado para manter viva a memória de um dos mais longevos diretores da história do Colégio Diocesano Seridoense, cuja dedicação contribuiu significativamente para a educação de gerações de seridoenses.

Ao longo dos anos, o evento consolidou-se como um símbolo de pertencimento, fortalecendo os laços entre aqueles que fizeram parte da história do CDS. A cada edição, centenas de ex-alunos retornam ao colégio para reviver memórias, reencontrar amigos e reafirmar o orgulho de fazer parte de uma instituição que há décadas contribui para a formação educacional, humana e cristã de milhares de pessoas em todo o Seridó.

As senhas já estão à venda e podem ser adquiridas presencialmente na recepção do Colégio Diocesano Seridoense ou de forma online, por meio da plataforma Outgo.

A expectativa da organização é realizar mais uma edição histórica, celebrando a amizade, a gratidão e o compromisso com a educação. Mais do que uma festa, o evento representa o fortalecimento de uma rede de ex-alunos que segue contribuindo para transformar vidas, preservar a memória do CDS e garantir oportunidades para novos estudantes, mantendo viva a missão de uma das instituições mais importantes da história educacional do Seridó.

Polícia Civil realiza operação em Caicó e Acari e prende suspeitos nesta quinta-feira (11)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Civil deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, uma operação nos municípios de Caicó e Acari, na região Seridó do Rio Grande do Norte. A ação contou com o apoio de diversas equipes policiais e do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), que realiza buscas pelo principal alvo da operação estaria localizado na zona rural do município de Acari.

Enquanto isso, equipes da Polícia Civil permanecem em diligências em Caicó para dar continuidade às investigações e cumprir novas medidas judiciais.

Até o momento, 03 pessoas foram conduzidas e 04 armas de fogo foram apreendidas durante a ação. A operação segue em andamento, e novas informações devem ser divulgadas pela Polícia Civil ao longo do dia.

O objetivo da ação é combater a criminalidade na região e desarticular possíveis grupos envolvidos em atividades ilícitas.

Ainda hoje entrevista com o delegado responsável pela operação, Dr. Lauro.

banner_seridopneus-770

Curso de Direito da UFRN em Caicó promove evento sobre crime, economia e justiça penal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O curso de Direito do CERES/UFRN, em Caicó, realizará no dia 25 de julho a edição conjunta da Quinta Jurídica da Justiça Federal e do Encontro Anual do Decrim (Grupo de Pesquisa em Direito e Economia do Crime). Com o tema “Direito, Economia do Crime e Eficiência da Jurisdição Penal”, o evento reunirá pesquisadores, magistrados, membros da comunidade jurídica e estudantes para discutir temas atuais ligados à justiça criminal e à análise econômica do direito. A programação contará com apresentação de trabalhos acadêmicos pela manhã, na Justiça Federal, e palestras durante a tarde e a noite na UFRN.

Durante entrevista ao Panorama 95, os estudantes Paulo Henrique e Maria Clara Oliveira destacaram a relevância do Decrim, grupo certificado pelo CNPq que reúne pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do Instagram @decrimufrn, onde também estão disponíveis mais informações sobre o evento.

banner_seridopneus-770

Acúmulo de municípios sobrecarrega policiais civis no interior do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

De acordo com dados oficiais da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, o estado possui 105 delegacias localizadas no interior. Entretanto, com o total de 167 municípios, algumas áreas além de dividir as estruturas físicas, dividem pessoal, com um único delegado para atender de duas a quatro localidades. A constatação é feita por um grupo de 270 concursados da Polícia Civil do RN, que aguardam nomeação determinada pela Justiça para suprir um déficit de 3 mil vagas no efetivo da corporação.

O prazo final para o cumprimento da sentença está marcado para o dia 14 de junho. E as medidas expressas devem ser atendidas para sanar um déficit estrutural considerado incompatível com o dever constitucional. Hoje, a Polícia Civil do RN atua com apenas 34% do efetivo e a última nomeação realizada, em abril, pelo Governo do Estado ocupou apenas as vacâncias referentes à aposentadoria, exoneração, demissão ou falecimento de servidores anteriores.

“Cada delegacia abarca de dois a quatro municípios, o que torna impossível ser feito um bom trabalho, visto que cada delegado acumula todas essas delegacias ao mesmo tempo no interior do estado. Dessa forma, até os que assumiram recentemente já apresentam sintomas de estafa e adoecimento por causa desse déficit de pessoal”, afirma Richard Wikliff, classificado para o cargo de escrivão no Edital nº 01/2020.

Ao todo são 180 classificados ainda sem nomeação e aproximadamente 90 que aguardam a abertura de um Curso de Formação Profissional, etapa obrigatória do certame com duração média de três meses. Com a validade da prova prevista para expirar em outubro de 2026, os classificados temem não haver tempo hábil para que possam concluir o curso e assumir seus cargos.

Conforme explica Thalita Mendonça, aprovada no concurso para o cargo de delegada da Polícia Civil, o Curso de Formação já possui previsão orçamentária e pode ser realizado na Cidade da Polícia, complexo inaugurado em dezembro de 2025 que reúne a sede da instituição e diversas unidades estratégicas.

“Não há impedimento estrutural para a realização do curso. O orçamento já está previsto, a própria Polícia Civil dispõe de profissionais capacitados para atuar como instrutores e a instituição já sinalizou interesse na realização dessa etapa. O que falta é apenas a decisão do Governo para viabilizar a convocação. A urgência é evidente, pois o concurso se aproxima do prazo de validade, enquanto o Rio Grande do Norte enfrenta um grave déficit de efetivo na Polícia Civil. A realização do curso e o ingresso desses novos servidores representam um reforço importante para melhorar o atendimento à população e fortalecer a segurança pública em todo o estado”, destaca.

De acordo com relatório elaborado pela Secretaria de Segurança Pública e enviado para o Ministério da Justiça em 2025, 15 cidades potiguares são apontadas como de “alta vulnerabilidade” ao crime organizado. Tanto o litoral quanto o interior são ponto de partida para diversos crimes, como tráfico de drogas, contrabando de mercadorias, escoamento de cargas e movimentações financeiras milionárias.

Endividamento das famílias cresce e chega a 81,6% em maio de 2026, maior índice desde 2015

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O endividamento das famílias brasileiras subiu para 81,6% em maio, o maior nível da série histórica iniciada em 2015. O índice avançou pelo quinto mês consecutivo, após registrar 80,9% em abril, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC.

O levantamento considera dívidas como cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, carnês, financiamentos de veículos e imóveis.

Cartão de crédito lidera

O cartão de crédito segue como a principal modalidade de endividamento, presente em 84,6% das famílias endividadas. Em seguida aparecem os carnês de loja (16,1%) e o crédito pessoal (13,1%).

A CNC alertou que o uso do cartão preocupa devido aos juros elevados do crédito rotativo, que alcançam 428,3% ao ano.

Impacto nas famílias de menor renda

Segundo a entidade, o aumento do endividamento afeta principalmente as famílias de menor poder aquisitivo, mais expostas aos custos gerados por atrasos nos pagamentos.

A CNC defende medidas que facilitem a renegociação das dívidas e a recuperação da capacidade financeira dos consumidores.

Andinho propõe denominação do auditório do Hospital do Seridó em homenagem a Júlia Medeiros

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O vereador Andinho Duarte (PV) apresentou, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Caicó, projeto de lei que dispõe sobre a denominação do auditório do Hospital do Seridó, em Caicó. A propositura defende que o espaço receba o nome de Júlia Medeiros, personalidade de destaque na história política, educacional e cultural do município.

Júlia Augusta de Medeiros nasceu em Caicó em 1896 e teve atuação marcante como escritora, jornalista, professora, política e defensora dos direitos das mulheres. Foi colaboradora e gerente do Jornal das Moças, no qual publicou artigos em defesa da educação e do voto feminino, além de ter sido a primeira mulher de Caicó a se alistar como eleitora e exercer o direito ao voto, em 1928.

Segundo o edil, a homenagem reconhece “uma mulher pioneira em diversas áreas da vida pública caicoense. Defendeu a educação e os direitos das mulheres, tornou-se a primeira eleitora de Caicó e foi também a primeira mulher a ocupar a administração pública de uma instituição na cidade, justamente o Hospital do Seridó, deixando um legado que merece ser preservado e valorizado”.

A matéria foi protocolada durante a sessão legislativa e será analisada pelos demais vereadores, seguindo os trâmites previstos no Regimento Interno da Câmara Municipal de Caicó.

banner_seridopneus-770

Município de Caicó vai instalar radar de fiscalização em via para reduzir acidentes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura de Caicó iniciou estudos para aumentar a segurança no trecho entre as ruas Joaquim Gorgônio e Manoel Felipe, uma das principais ligações entre a Zona Norte e o Centro da cidade.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes Urbanos (SEMUTRAN) solicitou um estudo técnico para avaliar a instalação de um radar de fiscalização eletrônica no local. A medida busca reduzir acidentes, controlar o excesso de velocidade e garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Imagem ilustrativa de um radar de fiscalização eletrônica no trecho que poderá receber o equipamento, conforme estudo técnico da SEMUTRAN.

banner_seridopneus-770

Individuo tenta praticar arrasde básica de saúde de Caicó e é rendido e preso por policial a paisana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Na tarde desta quarta-feira (10), uma tentativa de arrastão foi frustrada no interior da Unidade Básica de Saúde do Bairro Paraíba, em Caicó, graças à ação rápida de um policial militar que estava no local, à paisana.

De acordo com as informações apuradas, o suspeito entrou na unidade e anunciou o assalto, rendendo funcionários e pacientes que aguardavam atendimento. Durante a ação criminosa, o policial conseguiu sacar sua arma de fogo e dominar o indivíduo, evitando que o crime fosse consumado e garantindo a segurança das pessoas presentes.
Após a contenção do suspeito, uma guarnição da Rádio Patrulha foi acionada e realizou a condução do homem até a Delegacia Municipal de Polícia Civil de Caicó. Ele foi autuado e permaneceu detido à disposição da Justiça.

O caso chama a atenção para a crescente preocupação com a segurança nas unidades públicas de saúde. Nos últimos dias, estabelecimentos do setor têm sido alvo de ações criminosas, como arrombamentos e assaltos, gerando insegurança entre profissionais e usuários dos serviços.

CCJ aprova redução da maioridade penal após embate entre governo e oposição

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 anos para 16 anos. O placar foi de 44 votos a favor e 18 contrários. A informação é do Metrópoles.

O próximo passo é a criação de uma comissão especial para análise da matéria. Depois do colegiado, o texto seguirá para plenário caso seja aprovado.

Relator enxugou texto
O deputado federal Coronel Assis (PL-MT), relator da proposta, retirou parte da PEC original da proposta e manteve a redução da maioridade apenas para classificar quando a pessoa é considerada responsável penalmente.

O texto original, do ex-deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), propunha a antecipação da maioridade civil para 16 anos, isto é, a obrigatoriedade do voto nessa faixa etária e redução da idade mínima para disputar cargos públicos.

O texto foi apensado a outras duas PECs: a 8/2026, que propunha a responsabilização penal de adolescentes em casos especiais, como crimes hediondos e de extrema crueldade, e a 9/2026, que visava a responsabilizar adolescentes de 12 e 16 anos em crimes graves, como homicídios e delitos cometidos com violência ou grave ameaça.

Embora tenha considerado as três propostas admissíveis, o relator manifestou preferência por um modelo semelhante ao aprovado pela Câmara em 2015 durante a tramitação da PEC 171/1993.

A alternativa mantém a inimputabilidade penal como regra, mas abre exceções para adolescentes a partir dos 16 anos envolvidos em crimes hediondos, homicídio doloso (quando há intenção de matar) e lesão corporal seguida de morte.

A redução da maioridade penal é uma bandeira histórica da direita brasileira. A PEC contou com o apoio do PL, do senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (RJ). O PP e o União Brasil também orientaram a favor da proposta.

Votos contrários
Antes do início da votação, a base do governo tentou obstruir os trabalhos. Enquanto membros da direita afirmavam que havia um acordo para liberar a matéria, o PT negou. O Psol chegou a apresentar um requerimento de retirada de pauta, mas foi derrotado.

Os deputados governistas Patrus Ananias (PT-MG) e Talíria Petrone (Psol-RJ) apresentaram votos em separado contra a matéria.

A parlamentar psolista argumenta que diminuir a maioridade penal para 16 anos significa reduzir “severamente o núcleo fundamental de todos os direitos fundamentais”, tais como o direito à liberdade e ao devido processo legal, direito à dignidade da pessoa humana e direito ao livre desenvolvimento da personalidade.

Durante a leitura do parecer, o deputado federal Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) afirmou que a PEC não resolve os indicadores de segurança pública.

“Não há um indicador que nos ajude no sentido de que reduzir a maioridade penal vai melhorar os indicadores de segurança e proteger a vida das pessoas. Não há evidência para isso. Essa PEC não resolve o problema”, disse.

Já o deputado federal Tadeu Veneri (PT-PR) sustentou que a redução da maioridade penal poderia mirar jovens pretos e moradores de periferias.

Debate chegou a entrar na PEC da Segurança Pública
O avanço da proposta fez parte de um acordo costurado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). A redução da maioridade estava inclusa no substitutivo da PEC da Segurança Pública.

O então relator, Mendonça Filho (PL-PE), queria a realização de um plebiscito para reduzir a maioridade penal, mas aceitou tirar o trecho do texto final após apelo dos líderes partidários

banner-CDS-1

MP denuncia Wesley Safadão por propaganda eleitoral antecipada em show

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Wesley Safadão foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral da Paraíba (MPE-PB) por suposta propaganda eleitoral antecipada durante uma apresentação no São João 2026 de Campina Grande. Com informações do Metrópoles.

Segundo o órgão, o cantor teria feito no palco o gesto de um “foguete”, símbolo associado ao senador Efraim Filho (União Brasil), apontado como pré-candidato ao Governo da Paraíba.

“O foguete, está aqui o foguete”, disse Safadão durante o show realizado na última sexta-feira (5). Efraim Filho acompanhava a apresentação da plateia.

Na denúncia, o Ministério Público argumenta que o foguete é um elemento de identificação política utilizado pelo senador em campanhas anteriores e que segue presente em sua comunicação pública, o que poderia configurar promoção eleitoral antecipada.

O órgão também destaca que a manifestação ocorreu durante um evento de grande alcance popular, realizado com apoio e recursos públicos. A denúncia cita nominalmente o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmando que caberia ao gestor zelar pelo cumprimento da legislação eleitoral durante a realização da festa.

Operação Interface: Polícia Civil cumpre mandados contra grupo suspeito de aplicar golpes eletrônicos em empresas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, deflagrou, nesta terça-feira (09), a Operação Interface, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso suspeito da prática de estelionatos eletrônicos por meio do golpe conhecido como “Falso Executivo”.

Durante a ação, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, além do bairro Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. Ao todo, estão sendo executadas 87 medidas cautelares, sendo 60 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão nos estados do Rio Grande do Norte e Mato Grosso. Também foram determinadas medidas de bloqueio de contas bancárias vinculadas aos suspeitos.

De acordo com as investigações, os suspeitos do grupo criminoso utilizavam aplicativos de mensagens para se passar por executivos de empresas e induzir funcionários do setor financeiro a realizar transferências bancárias fraudulentas.

As apurações apontam ainda que os suspeitos utilizavam contas bancárias de terceiros e realizavam a pulverização dos valores obtidos para dificultar o rastreamento dos recursos e a identificação dos beneficiários das fraudes.

As investigações seguem em andamento com o objetivo de identificar outros envolvidos e possíveis vítimas.

A ação contou com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), além de 45 policiais civis do Rio Grande do Norte e do Mato Grosso.

“CNH Matuta”: Proposta defendida por Nelter Queiroz busca garantir inclusão e cidadania para pessoas semianalfabetas e de baixa escolaridade

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na tarde desta terça-feira (9), uma audiência pública para discutir a desburocratização do processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas semianalfabetas ou com baixo nível de letramento. A iniciativa foi do deputado estadual Nelter Queiroz (PP) e reuniu representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), trabalhadores rurais e demais segmentos interessados no tema. Os participantes cobraram uma atualização das normas federais.

O debate teve como foco as dificuldades enfrentadas por homens e mulheres do campo e cidadãos de menor escolaridade para obter a habilitação, especialmente em municípios do interior, onde o veículo automotor é frequentemente utilizado como instrumento de trabalho, deslocamento e sustento familiar.
Ao abrir a audiência, o deputado Nelter Queiroz destacou a importância de promover inclusão social e garantir que pessoas com pouca escolaridade tenham acesso ao direito de dirigir dentro da legalidade.

“Essas pessoas estão perdendo oportunidades de trabalhar ou andando na clandestinidade, com medo. Esse povo não tem mais tempo de estudar. Tem que trabalhar. Quem lê pouco é mais responsável do que doutores que sabem ler. Minha defesa será eternamente em defesa dessas pessoas excluídas que querem tirar sua habilitação”, disse Nelter Queiroz.

Segundo o parlamentar, milhares de norte-rio-grandenses acabam excluídos do processo de habilitação em razão das barreiras educacionais e burocráticas atualmente existentes, apesar de dependerem diariamente da condução de veículos para exercer suas atividades profissionais. “Eu não sei ler em inglês, mas se vou para os Estados Unidos eu posso dirigir com a minha habilitação do Brasil. O que prova que é possível, sim, dirigir dessa maneira. Temos que parar com essa humilhação”, argumentou o deputado.

Durante a audiência, representantes da população relataram as dificuldades enfrentadas por trabalhadores rurais e moradores de comunidades mais afastadas para cumprir todas as etapas exigidas para obtenção da CNH, defendendo alternativas que garantam inclusão sem comprometer a segurança no trânsito. O agricultor Adeilton Medeiros, conhecido como Galeguinho de Góes, expôs as dificuldades que a população vem enfrentando.

Para ele, a proposta da “CNH Matuta” seria uma forma de colaborar para que essas pessoas não fossem excluídas e conseguissem trabalhar de maneira legal, já que muitos utilizam carros para levar mercadorias do campo para a cidade, e também há os que perdem oportunidades de emprego devido à exigência de habilitação.
“Sei que se o deputado Nelter fosse da bancada federal ele iria lutar para dar andamento a essa proposta. E se chamam ele de doido por encampar essa discussão, eu digo que é melhor ser doido lutando contra essa humilhação do que se fazer de doido e não colaborar”, disse Galeguinho de Góes.

O seridoense e coordenador do Detran, Rodrigo Fernandes, participou do debate e apresentou posicionamento do órgão sobre a viabilidade de eventuais mudanças, além dos desafios relacionados à legislação de trânsito e à segurança viária. “Existe a necessidade de colaborarmos e facilitar a vida dessas pessoas. É uma realidade que devemos mudar e esperamos que a iniciativa do deputado Nelter chegue ao Congresso e facilite a vida das pessoas que precisam. A CNH é uma porta de emprego para os jovens. O Detran abraça a ‘CNH Matuta’ e estaremos sempre abertos para construir esse próximo passo”, disse.

Ao final da audiência, os participantes defenderam a continuidade das discussões e a construção de propostas que conciliem inclusão social, cidadania e segurança no trânsito, levando em consideração a realidade da população mais humilde. “O que depender do nosso mandato, estaremos abertos para colaborar, assim como colaboramos na questão das motocicletas que estavam atrasadas, na isenção de IPVA para carros com mais de 10 anos e em outras pautas ligadas à população mais carente. Contem comigo”, garantiu Nelter Queiroz.

RN e 119 municípios recebem o selo Fundo Nacional da Assistência Social-FNAS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O RN é um dos estados brasileiros contemplados com o selo Fundo Nacional da Assistência Social-FNAS. A governadora Fátima Bezerra, representando o executivo estadual, recebe o selo, nesta quarta-feira (10), às 10h, no Centro Municipal Referência em Educação (Cemure). Na oportunidade, outros 119 municípios do RN também receberão o Selo.

Coordenado pelo Fundo Nacional de Assistência Social e liderado pela Secretaria Nacional de Assistência Social, o objetivo da certificação é estimular e reconhecer avanços reais e positivos na gestão orçamentária, financeira, contábil e regulatório dos Fundos de Assistência Social.

Desde 2020, o Fundo Estadual de Assistência Social repassou um total de R$ 26,4 milhões aos municípios. O recurso foi investido em áreas como proteção à Criança e ao adolescente, contratação de técnicos de referência, cofinanciamento para procedimentos de média complexidade, entre outros.

Projeto Cria Poesia abre inscrições para mulheres em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O município de Caicó receberá, de 26 a 28 de junho, a segunda edição do projeto Cria Poesia, iniciativa promovida pela AMPARE Potiguar com o objetivo de incentivar a leitura, a escrita e a valorização da cultura popular entre mulheres. A formação contará com oficinas de cordel ministradas pela professora e cordelista Dodora Medeiros, abordando temas como rima, métrica, oralidade, identidade cultural e protagonismo feminino. As inscrições seguem abertas até 16 de junho e podem ser realizadas por meio das redes sociais da entidade.

Durante entrevista ao Panorama 95, a monitora Lurdinha Medeiros destacou que o projeto é voltado para mulheres de todas as idades, especialmente aquelas da zona rural e das periferias que possuem interesse em poesia, mesmo sem experiência prévia com cordel. Ao final da oficina, cada participante produzirá seu próprio cordel, que será impresso e entregue às autoras. Além de Caicó, a segunda edição do Cria Poesia também contemplará os municípios de Apodi, Natal e São José de Mipibu, fortalecendo a participação feminina na literatura popular potiguar.

CDL Natal aponta que Dia dos Namorados deve movimentar entre R$ 90 R$ 110 milhões na capital potiguar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Dia dos Namorados deverá impulsionar significativamente o comércio de Natal em 2026. Com base na pesquisa nacional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), associada aos indicadores econômicos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) estima que a data movimente entre R$ 90 milhões e R$ 110 milhões na capital potiguar.

De acordo com o mapeamento, a expectativa é de que 330 mil  consumidores natalenses saiam às compras para presentear seus parceiros. O tíquete médio estimado para a data na capital está fixado em R$ 264,00, consolidando o período como um dos mais lucrativos do primeiro semestre para o empresariado local.

RN registra 19 tremores de terra em maio e reforça monitoramento sísmico no estado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte registrou 19 tremores de terra em diferentes municípios potiguares só no mês de maio, de acordo com dados do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os registros reforçam uma característica pouco conhecida da geologia nordestina: a ocorrência frequente de pequenos tremores de terra.

Segundo pesquisadores da UFRN, fenômenos desse tipo são monitorados praticamente todos os dias pela rede de estações instaladas no estado e em outras áreas do Nordeste.

Entre os eventos mais recentes registrados no Rio Grande do Norte estão um tremor de magnitude 1,7 em Currais Novos, no dia 1º de maio; outro de magnitude 1,9 em Jardim de Piranhas, no dia 24; e um terceiro também de magnitude 1,9 em Lajes, no dia 29 do mesmo mês.

Embora considerados de baixa intensidade e geralmente imperceptíveis para a população, esses eventos integram uma atividade sísmica constante observada pelos especialistas.

O trabalho de monitoramento é realizado pelo Laboratório de Sismologia da UFRN, referência nacional no acompanhamento desses fenômenos. De acordo com os pesquisadores, a ocorrência de tremores na região não é novidade.

“A sismicidade natural no Nordeste do Brasil é conhecida e já relatada desde o século XVIII. Então, não é exatamente uma novidade o aparecimento de sismicidade aqui no Nordeste do Brasil”, explica o coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Aderson Nascimento, em entrevista à TV Tropical.

natural ou seja de forma como a gente mexeu com ela. A gente tem sempre que se planejar para fazer construções protegidas, zoneamento urbano, educação e comunicação para as pessoas sobre o que está acontecendo”, afirma o pesquisador.

Com dezenas de estações distribuídas pelo Nordeste, o Laboratório de Sismologia da UFRN segue monitorando continuamente a atividade sísmica da região, produzindo dados que ajudam a compreender melhor os fenômenos geológicos que ocorrem sob o solo potiguar.

Serrote Branco recebendo um dos maiores investimentos da história da educação municipal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A maior escola da Rede Municipal de Ensino de Caicó será construída na zona Norte e pela excelente localização estratégica foi definido no bairro Serrote Branco.

Um grande investimento na educação que vai transformar a vida de centenas de estudantes e fortalecer ainda mais a rede municipal de ensino. A obra será viabilizada com recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com contrapartida da Prefeitura de Caicó.

A nova escola contará com:
13 salas de aula, Quadra poliesportiva, Playground, Biblioteca, Sala multimídia, Vestiários, Salas administrativas, Estrutura moderna e acessível.

Mais do que uma obra, é um compromisso com o futuro das nossas crianças e jovens, garantindo mais conforto, tecnologia, inclusão e qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

A primeira reação dos militares dos EUA à classificação do PCC e CV como terroristas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Departamento de Guerra dos Estados Unidos comentou pela primeira vez a recente classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras. A informação é do Metrópoles.

Ao Metrópoles, o Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, Southcom, afirmou que a medida amplia os instrumentos à disposição do governo norte-americano para combater o narcotráfico na região.

Segundo o órgão, a designação “concede mais ferramentas ao Departamento de Guerra para garantir que o Hemisfério Ocidental não seja controlado por narcoterroristas”.

“O Hemisfério Ocidental é nossa vizinhança, e os narcoterroristas que buscam exportar drogas e morte para nossas fronteiras serão desmantelados”, diz um trecho da nota.

O Southcom afirma ainda que atua sob as diretrizes da Estratégia de Segurança Nacional dos Estados Unidos para defender o território norte-americano, proteger parceiros regionais e combater o narcotráfico.

O comando também afirma que está negando espaço de atuação a “atores malignos” e seus representantes no continente.

Por fim, reitera que a classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas amplia a capacidade de ação do Departamento de Guerra contra grupos criminosos na região.

Caern trabalha para restabelecer abastecimento em Parelhas após problema elétrico

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Caern está trabalhando para normalizar o fornecimento de água na cidade de Parelhas, que foi afetado por um problema elétrico nesta terça-feira (9), por volta das 15h. Para realizar os serviços de manutenção, foi necessário suspender temporariamente o abastecimento em todo o município.

A equipe técnica da Companhia está atuando no conserto, com previsão de conclusão para esta quarta-feira (10), até as 18h. Após a conclusão do serviço, o sistema será religado e o abastecimento será totalmente normalizado em um prazo de até 72 horas, à medida que a rede for carregada e a pressão da água chegue a todas as áreas.

Padre Roney assume Paróquia de São Francisco em ano jubilar especial

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O padre Ronney Galvão assumiu a administração da Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Paulo VI, em Caicó, destacando a alegria e a responsabilidade da nova missão, que será conciliada com a reitoria do seminário diocesano. A chegada acontece em um momento especial para a comunidade, que celebra os 800 anos do trânsito de São Francisco de Assis e foi escolhida pela Igreja como local oficial de peregrinação. Segundo o sacerdote, a prioridade será acolher os fiéis como uma “casa da misericórdia”, incentivando a participação de peregrinos e das pastorais nas celebrações do ano jubilar.

Durante a entrevista, o padre ressaltou a importância do legado de São Francisco como exemplo de humildade, amor ao Evangelho e promoção da paz, valores que considera fundamentais diante dos desafios atuais. Ele também destacou o entusiasmo da juventude da paróquia e afirmou que pretende investir em ações voltadas aos jovens, sem deixar de atender todas as faixas etárias da comunidade. Além disso, aproveitou para convidar a população para o São João do Seminário, marcado para o dia 27 de junho, com programação gratuita, música ao vivo, quermesse, bingo e atividades para toda a família.

Fátima Bezerra expõe bastidores políticos e mira eleições de 2026 em entrevista a TV Tropical

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, elevou o tom do discurso político e falou abertamente sobre as articulações para as eleições de 2026 durante entrevista concedida à jornalista Mara Godeiro, no programa RN no Ar, da TV Tropical, na manhã desta terça-feira (9).

Ao comentar a decisão de não disputar uma vaga no Senado, Fátima afirmou que a mudança de cenário ocorreu após um rompimento político com o vice-governador.

“Nós fomos traídos pelo vice-governador”, declarou. Segundo a governadora, havia um entendimento político para que o então aliado assumisse o governo enquanto ela disputaria outro cargo nas eleições. “Ele tinha uma aliança conosco e inicialmente colocou que não iria para reeleição, mas assumiria o governo. De uma hora para outra, chegou para nós dizendo que não iria mais assumir e que apoiaria uma candidatura adversária”, afirmou.

A petista classificou a postura como um gesto de “fraqueza política” e “falta de espírito público”, reforçando críticas ao movimento que alterou os planos do grupo governista para 2026.

Apoios, alianças e críticas aos adversários

Durante a entrevista, Fátima demonstrou confiança no desempenho do grupo político aliado nas próximas eleições. Ela afirmou acreditar que o pré-candidato do PT ao governo, Carlos Eduardo Xavier, chegará ao segundo turno e citou apoio à vereadora natalense Samanda Alves para a disputa ao Senado.

A governadora também confirmou aproximação política com o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira. “Para nós interessa sim trazer o PSDB para o conjunto da nossa aliança”, declarou.

Ao comentar possíveis adversários, Fátima questionou a narrativa de renovação política atribuída ao prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. “Ele se apresenta como novo. Mas o que de novo ele tem?”, questionou, acrescentando que a candidatura estaria ligada a grupos políticos tradicionais do estado.

Já sobre o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, a governadora criticou a associação política ao bolsonarismo. “Aquilo que representa ameaça à democracia”, afirmou.

Lula no RN e obras estratégicas

Fátima também revelou expectativa pela visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Rio Grande do Norte, prevista, segundo ela, até o dia 4 de julho. “Lula quer muito visitar o túnel Major Sales”, comentou, citando a obra ligada ao projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, considerada estratégica para garantir segurança hídrica ao estado.

Porto Verde e promessa de empregos

Além da política, a governadora destacou a assinatura do contrato do primeiro módulo do Porto-Indústria Verde, em Caiçara do Norte, tema central da entrevista. Segundo Fátima, o projeto deve mobilizar investimentos superiores a R$ 6 bilhões. “Agora, o BNDES vai fazer toda a estruturação do modelo de concessão de PPP que vai viabilizar o Porto-Indústria Verde”, explicou. A expectativa do governo é que o empreendimento esteja em funcionamento até 2029, com potencial de gerar cerca de 50 mil empregos.

“Tiramos o RN de uma tragédia”, diz governadora

Ao fazer um balanço da gestão, Fátima afirmou que seu principal legado foi reorganizar o estado. “Foi tirar o Rio Grande do Norte daquela tragédia em que se encontrava”, disse, citando atrasos salariais herdados e investimentos em áreas como segurança pública e saúde.

Sobre os problemas históricos no Hospital Walfredo Gurgel, a governadora defendeu que a construção do Hospital Metropolitano, previsto para 2027, será a solução estrutural para desafogar a unidade.

Questionada sobre um eventual convite para assumir ministério em um possível novo governo Lula, Fátima evitou aprofundar o tema: “Não vou falar sobre isso”.

Nelter Queiroz promove audiência pública para discutir criação da “CNH Matuta” para facilitar acesso à habilitação por pessoas de baixa escolaridade

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizará, nesta terça-feira (09), às 14h, audiência pública de iniciativa do deputado estadual Nelter Queiroz (Progressistas) para discutir a criação da chamada “CNH Matuta”, proposta que busca ampliar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas semianalfabetas ou com baixo nível de escolaridade, especialmente trabalhadores rurais e moradores do interior do Estado.

A audiência reunirá representantes do DETRAN/RN, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Ministério Público, especialistas, parlamentares e membros da sociedade civil para debater alternativas que permitam garantir inclusão social, cidadania e respeito à realidade de milhares de potiguares que enfrentam dificuldades para obter a habilitação.

Segundo Nelter Queiroz, a atual sistemática de emissão da CNH acaba excluindo justamente uma parcela da população que depende diariamente de veículos para trabalhar, produzir e sustentar suas famílias.

“Estamos falando de homens e mulheres simples, trabalhadores do campo, agricultores, pequenos produtores e cidadãos do interior que sabem dirigir, utilizam veículos há muitos anos, mas encontram enormes barreiras para conseguir sua habilitação. Não estamos defendendo privilégio para ninguém. Estamos defendendo inclusão, dignidade e oportunidade”, afirmou o parlamentar.

Nelter Queiroz lembra que milhares de pessoas vivem em comunidades rurais onde o veículo automotor é uma ferramenta indispensável para o trabalho, o deslocamento familiar e o acesso a serviços essenciais. Apesar disso, muitos permanecem à margem da legalidade por não conseguirem superar as exigências burocráticas e educacionais atualmente impostas pelo sistema.

“A realidade do interior precisa ser compreendida. Muitas dessas pessoas tiveram pouco acesso à educação formal, mas possuem experiência prática acumulada ao longo de toda a vida. Precisamos construir um modelo que preserve a segurança no trânsito, mas que também promova justiça social e inclusão”, destacou.

Para o deputado, a audiência pública representa um passo importante para abrir um diálogo amplo com as instituições e buscar soluções concretas para milhares de norte-rio-grandenses. “O homem do campo não quer favor. Quer apenas uma oportunidade de dirigir dentro da lei. Quer ser incluído, respeitado e tratado com dignidade. Essa é uma luta por cidadania e justiça social”, concluiu

18º Encontro de Jipeiros promete movimentar Jucurutu com aventura, trilhas e Copa RN Off-Road

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A cidade de Jucurutu se prepara para receber um dos maiores eventos off-road da região. Entre os dias 26 e 28 de junho, será realizado o 18º Encontro de Jipeiros – Desafio Serra de João do Vale, reunindo trilheiros, pilotos e apaixonados por aventura em um fim de semana marcado por muita emoção, confraternização e adrenalina.

A programação contará com trilhas, desafios off-road, recepção aos participantes, forró dos jipeiros e ainda a realização da 5ª etapa da Copa RN Off-Road, atraindo competidores e visitantes de diversas cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados.

A abertura oficial acontece na sexta-feira (26), na Barragem de Oiticica, seguida de uma recepção aos participantes. No sábado (27), os jipeiros encaram o tradicional Desafio Serra de João do Vale, além de trilhas pela região e momentos de confraternização.

Já no domingo (28), o destaque fica por conta da 5ª etapa da Copa RN Off-Road, que será disputada no Parque de Vaquejada de Jucurutu, com estrutura preparada para receber pilotos e o público.

O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Jucurutu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo, e já é considerado uma das principais atrações do calendário esportivo e turístico do município.

A expectativa é de que centenas de participantes e visitantes movimentem a economia local, fortalecendo o turismo de aventura e divulgando as belezas naturais de Jucurutu para todo o estado.

A contagem regressiva já começou. Jucurutu será novamente palco de muita emoção, lama, poeira e adrenalina no maior encontro off-road da região.

Coren-RN destaca ética, técnica e política durante simpósio em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Representando o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), o conselheiro Jean Dantas ressaltou a importância do Simpósio Seridoense de Enfermagem como espaço de fortalecimento da categoria e de discussão sobre temas essenciais para a profissão.

Durante o evento realizado em Caicó, ele destacou que os pilares da ética, técnica e política são fundamentais para o desenvolvimento da enfermagem e para a construção de políticas públicas que beneficiem tanto os profissionais quanto a população.

Jean Dantas também enfatizou que a atuação do Coren-RN vai além da fiscalização, incluindo ações de capacitação, acolhimento e apoio aos profissionais que ingressam no mercado de trabalho.

Segundo ele, a enfermagem representa cerca de 70% da força de trabalho da saúde e teve papel decisivo durante a pandemia, reforçando sua relevância para o funcionamento do sistema de saúde e para o atendimento à população.

Caicó sediou Simpósio Seridoense de Enfermagem com mais de 340 participantes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Caicó foi palco da primeira edição do Simpósio Seridoense de Enfermagem (Sisenf), evento que reuniu profissionais, estudantes e instituições de saúde da região para discutir os desafios, avanços e perspectivas da enfermagem.

Promovido pelo curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o simpósio integrou atividades como palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, fortalecendo a troca de experiências entre ensino e prática profissional.

A programação contou com mais de 340 inscritos, 13 minicursos e 45 trabalhos científicos apresentados, muitos deles desenvolvidos a partir das necessidades identificadas nos serviços de saúde da região.

O evento também destacou a importância da enfermagem como a maior força de trabalho da saúde e reforçou a parceria entre instituições como a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na valorização e qualificação dos profissionais da área.