No Samanaú Roberto diz: “Não sou candidato para fugir de desafios e vamos realizar mais uma passeata neste sábado”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

_samanau-rg15

O prefeito de Caicó e candidato a reeleição, Roberto Germano, caminhou pelas ruas do bairro Samanaú na tarde e noite desta quarta (14/09). O vice-prefeito Alex Dantas e os candidatos a vereador também estiveram presentes.

“Vamos agradecer aos moradores da zona norte, sobretudo do bairro Samanaú, que tanto nos acolheu e ouviu as nossas propostas para as mais diversas áreas do nosso município. Hoje recebemos mais uma demonstração de que estamos no caminho certo, no caminho da vitória”, disse Roberto.

O prefeito aproveitou para convidar a população para a passeata do próximo sábado. “Não somos de fugir de desafios. E vamos fazer mais uma bonita passeata neste sábado e dessa vez vamos sair aqui da Zona Norte com destino ao centro da cidade. Vamos todos juntos caminhar para a vitória”, finalizou.

banner_seridopneus 770

CCJ do Senado aprova proposta de reforma política com fim de coligações

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Está pronta para ser analisada pelo plenário do Senado uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com as coligações partidárias nas eleições proporcionais e institui a cláusula de barreira para os partidos políticos. O texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e segue para o plenário, onde ainda não há previsão de votação.

A PEC também reforça a fidelidade partidária ao estabelecer que políticos eleitos já no pleito deste ano perderão os mandatos caso se desfiliem de seus partidos, bem como suplentes ou vices perdem a possibilidade de atuar como substitutos se também mudarem de legenda.

A proposta também reforça a necessidade de os partidos serem fiéis aos programas que apresentarem nas eleições. A mudança em relação a esses programas constitui ressalva para que os eleitos possam trocar de agremiação sem perder o mandato. Além disso, prevê a possibilidade de eles se unirem em federações, no caso dos partidos com afinidade ideológica, que terão atribuições regimentais nas casas legislativas como se fossem legenda única. As federações poderiam ser desfeitas nas convenções partidárias e não teriam efeitos para contagem de votos nas eleições como no caso das coligações partidárias.

_banner-fabricio-otica

banner_seridopneus-770

Rio Grande do Norte receberá 329,4 mil de doses para Campanha de Multivacinação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Entre 19 e 30 de setembro, todas as crianças menores de cinco anos, crianças com nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos devem participar da Campanha Nacional de Multivacinação 2016. O objetivo da mobilização é convocar pais e responsáveis a levarem seus filhos aos postos de vacinação, seja para iniciar o esquema de vacinal ou completar as doses que estiverem pendentes.

Para todo o país, o Ministério da Saúde disponibilizou 19,2 milhões doses extras das 14 vacinas ofertadas na campanha. Ao Estado do Rio Grande do Norte serão enviadas  329.420  doses.

“Neste ano, estamos incluindo os adolescentes porque esse grupo prioritário é um dos apresenta uma maior resistência a se vacinar. Além disso, muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária” explicou Ricardo Barros.

Segundo o ministro, com a campanha serão atualizadas 14 vacinas nesses públicos. “Isso servirá para reduzir o número de não vacinados e aumentar a cobertura vacinal nas crianças e adolescentes”, completou. Ricardo Barros reforçou que é fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há doses que necessitam ser aplicadas.

banner_seridopneus-770

Roberto: “Não fujo de debate e o homem do campo reconhece o nosso trabalho pela zona rural”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

image2-1

O Fórum do Campo através de parceria com diversas associações rurais e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caicó realizou nesta quinta-feira (14) um encontro com os candidatos a prefeito, para apresentarem seus planos de governo e propostas para a zona Rural.

O Prefeito e candidato a reeleição Roberto Germano participou e teve a oportunidade, em suas respostas, detalhar ações já realizadas por sua gestão e ainda metas para os próximos quatro anos.

“Neste momento de seca a nossa gestão priorizou ações na zona rural. São inúmeros os benefícios conquistados como adutoras, recuperação de açudes, cacimbas, cisternas, manutenção de estradas, compra direta do pequeno produtor e tantas outras ações. Ao contrário de outros candidatos, eu não fujo de debate e o homem do campo reconhece o nosso trabalho pela zona rural. Nosso planejamento de gestão contempla ações para os próximos quatro anos”, destacou o prefeito Roberto.

banner_seridopneus-770

Tadeu apresenta propostas para o campo em debate com comunidades rurais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

tadeu-apresenta-propostas-para-o-campo-em-debate-com-comunidades-rurais

O candidato a prefeito de Caicó, Judas Tadeu (PROS), participou durante toda a manhã desta quarta-feira (14), do debate promovido pelo Fórum do Campo no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Ele foi perguntado sobre as propostas a serem implementadas para a zona rural, sendo eleito prefeito de Caicó.

Nós sabemos das necessidades do homem com campo. Estamos percorrendo todas comunidades. Iremos instalar barragens subterrâneas; Implantar poços e consequentemente de sistema de produção, garantindo aos pequenos produtores a produção para subsistência mesmo em período de seca”, disse.

Outras ações que Tadeu também pretende executar em sua gestão, passam pelo melhoramento genético da bacia leiteira e parceria com órgãos governamentais e instituições.

Uma de nossa metas é lutar pelo melhoramento genético da bacia leiteira local, estimulando a criação de raças que sejam mais facilmente adaptadas à nossa realidade. Vamos também, articular parceria entre os órgãos do setor, especialmente, Universidades, INSA, EMPARN, EMBRAPA, EMATER, dentre outros”, garantiu.

banner_seridopneus 770

Batata justifica ter se ausentado de encontro com candidatos e cancela agenda por determinação médica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Assessoria do candidato a prefeito Batata Araújo encaminha nota sobre “abandono” de debate sobre a zona rural. Confira na íntegra:

1 – Sobre a necessidade de ter que se ausentar durante o diálogo com os candidatos promovido pelo Fórum do Campo nesta quarta-feira (14), Batata informa que está acometido de uma crise de sinusite e precisou receber atendimento médico após sofrer sangramento nasal quando participava do encontro.

2 – Como é sabido e de conhecimento de todos, Batata tem passado por um tratamento referente a um problema de saúde por obstrução nasal decorrente de hipertrofia dos cornetos nasais, o que desencadeiam dentre os outros fatores associados, crises de sinusite recorrente, por isso estará sendo melhor avaliado nesta quinta-feira em Natal pelo médico especialista que tem acompanhado este problema de saúde, onde irá ser submetido a novos exames complementares diagnósticos.

3 – Batata pede desculpas a todos os seus concorrentes pela ausência no restante do encontro; o candidato agradece publicamente aos organizadores e informa que está à disposição para discutir as demandas inerentes a zona rural.

4 – O candidato também pede desculpas aos presentes e assegura que haverá novas oportunidades para mostrar à população seus projetos para fazer Caicó retomar a autoestima e o desenvolvimento.

5 – Batata informa ainda tentou participar de entrevista que tinha agendada as 11h na Rádio Caicó AM, porém voltou se sentir mal e por determinação médica, não poderá participar da caminhada e comícios programados para esta quarta-feira(14) no bairro Soledade, oportunidade em que o seu vice Marcos do Manhoso e os candidatos a vereadores irão ao encontro dos moradores.

6 – Tão logo houver autorização médica, de acordo com seu estado de saúde, Batata estará de volta a participar de suas caminhadas e compromissos de sua agenda, honrando com seus eleitores e apresentando a proposta de seu governo, elaborada com o povo.

Atenciosamente

Coligação “Coragem Pra Mudar”

 

banner_seridopneus-770

Governadores de 14 estados ameaçam calamidade pública

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os governadores de pelo menos 14 estados do Norte e Nordeste avisaram ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que entrarão em estado de calamidade pública em até duas semanas caso o governo não apresente uma solução em separado para a crise financeira desses locais. Eles deixaram claro ainda que possuem uma bancada grande no Congresso Nacional e que estão dispostos a pressionar pela causa em votações importantes. O ministro reafirmou o discurso dos últimos meses: não há espaço fiscal para uma ajuda extra.

Esses governos regionais demandam por uma ajuda extra da União por meio da compensação das perdas do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Eles argumentam que o projeto de lei que renegocia as dívidas dos estados com a União e alonga os pagamentos por 20 anos, que já está no Congresso Nacional, não os auxilia, uma vez que essas regiões têm dívidas baixas.

O secretário de Fazenda do Rio Grande do Norte, André Horta, explica que os estados já estão com sérias dificuldades financeiras a vários meses e só não decretaram calamidade ainda porque esperavam um auxílio pela União. “Os estados já estão em calamidade. Só seguraram o decreto para não complicar ainda mais a situação do governo. Viemos apresentar essa situação para que o governo decida o que vai fazer sobre isso”, disse.

_banner-fabricio-otica

banner-CDS-1

UFRN tem 180 dias para apresentar cronograma de obras que tornem Campus de Caicó acessível

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ufrn-ceres-caico

Atendendo à ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) em Caicó, a 9ª Vara da Justiça Federal determinou que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) elabore, em 120 dias, projetos para que o Campus de Caicó esteja em conformidade com as normas de acessibilidade. Além disso, em 180 dias deve ser apresentado o cronograma de execução das obras necessárias à implementação das adaptações do campus e do Museu do Seridó. Caso não cumpra o cronograma, a sentença prevê a aplicação multas.

Uma investigação do MPF em Caicó contatou que as instalações do Centro de Ensino do Seridó (Ceres) não observam a legislação a respeito da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com a mobilidade reduzida. Um laudo pericial elaborado por engenheiros da Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou a necessidade de adequação de todos os edifícios às exigências da legislação. O corpo técnico apontou a existência de 33 inconformidades na estrutura física do campus. Houve relato de estudante cadeirante indicando péssimas condições de acessibilidade.

A sentença da Justiça Federal destaca que “a correção das estruturas para atender as necessidades de locomoção das pessoas com deficiência tem viés constitucional e não pode ser mais postergado o seu cumprimento. A intervenção do judiciário, nesse aspecto, não constitui inovação pois mesmo o STF já enfatizou a necessidade de tutela. Na espécie, decorrido mais da 10 anos da entrada em vigor da legislação que especifica as adaptações necessárias, há muito que ser feito”.

Além de elaborar os projetos e iniciar a execução das obras, a UFRN também terá que executar as medidas administrativas necessárias para implementação do cronograma, em 180 dias. A ação tramita junto à 9ª Vara da Justiça Federal, sob o número 0800037-07.2015.4.05.8402.

MPF afirma: “Lula era o ‘comandante máximo’ do esquema da Lava Jato”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta quarta-feira (14) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a mulher dele, Marisa Letícia, e mais seis pessoas no âmbito da Operação Lava Jato. O procurador Deltan Dallagnol afirmou que provas do MPF indicam que Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato”.

Segundo o procurador, Lula recebeu R$ 3,7 milhões em propinas da OAS, pagas de forma dissimulada, como a compra e reforma de um apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo, e custeio do armazenamento de bens do ex-presidente. Dallagnol afirmou que há 14 conjuntos de evidência contra o petista, que teria sido o “maior beneficiário do esquema”.

banner_seridopneus 770

Agripino sobre concessões: governo Temer mostrou compromisso com modernidade e eficiência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

AGRIPINO 04

O presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), elogiou o pacote de concessões e privatizações anunciado, nesta terça-feira (13), pelo governo federal. Para o parlamentar pelo Rio Grande do Norte, ao lançar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), uma das primeiras ações de Michel Temer ao assumir em definitivo a presidência da República, o chefe do Executivo deixou explícito seu compromisso de colocar o país de volta ao crescimento.

“Mais do que zelo com a diminuição do custo Brasil, o PPI lançado pelo presidente Temer é o compromisso do governo em colocar, sem preconceitos ideológicos, a modernidade e a eficiência a serviço da sociedade, ampliando o que já deu certo no Brasil”, ressaltou o senador democrata.

O governo federal anunciou a concessão ou venda de 34 projetos nas áreas de energia, aeroportos, rodovias, portos, ferrovias e mineração. O objetivo é ampliar os investimentos para reaquecer a economia, em recessão, e estimular a criação de empregos. A meta do Planalto é arrecadar R$ 24 bilhões com concessões apenas em 2017.

A previsão é de que parte dos projetos sejam leiloados no ano que vem e, outra parte, no primeiro semestre de 2018. As maiores novidades do programa, batizado de Crescer, estão na área de saneamento básico, com a concessão das companhias de água e esgoto em três estados: Pará, Rio de Janeiro e Rondônia.

_banner-fabricio-otica

O “Pula Pula” continua: Candidatos a vereador e vice-presidente do PEN anunciam apoio a Roberto e Alex

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vereadores-pen-rg1

Mais candidatos a vereador e apoiadores de outros candidatos a prefeitos de Caicó, estão reavaliando seus posicionamentos políticos nas eleições municipais. Desta vez, três candidatos a vereador pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), aderiram à candidatura a reeleição do prefeito Roberto Germano, e que tem como candidato a vice-prefeito Alex Dantas.

Os candidatos Antônio Pereira de Araújo (Careca), Rosimere Eugrasio dos Santos e Walter Araujo de Almeida, compararam as ações já desenvolvidas pelos candidatos e suas propostas e decidiram apoiar Roberto e Alex.

Acompanhando os candidatos a vereador, está o vice-presidente do partido em Caicó, o fisioterapeuta Dr. Cleiton Leite, renomado profissional. “Como vice-presidente do partido tenho sido procurado por candidatos a vereador e resolvemos de forma conjunto apoiar a candidato de Roberto e Alex por reconhecer nele as melhores condições de continuar administrando Caicó”.

Últimos dias para inscrições no Mestrado em Biotecnologia em Saúde da UnP

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma das áreas de pesquisa em ascensão no Brasil está com oportunidades na Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate. O Mestrado Acadêmico em Biotecnologia em Saúde está com inscrições abertas até dia 15 de setembro. São 20 vagas disponíveis, divididas entre as linhas de pesquisa “Biofármacos e Biomateriais” e “Bioprospecção Molecular e Melhoramento Vegetal”.

A área de medicamentos é uma das 10 áreas estratégicas do governo federal, que recebe maior investimento para pesquisa. Com isso, o Mestrado Acadêmico em Biotecnologia da Saúde traz para o RN e para todo o Nordeste um cenário econômico positivo, com possibilidade de aumento de patentes e licenciamento de novos produtos. O edital e as inscrições estão disponíveis no www.unp.br/mestrado/mestrado-academico-em-biotecnologia-da-saude.

Projeto de Agripino sobre empreendedorismo rural é aprovado na Câmara

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Agripino_entrevista_coletiva (2)

A possibilidade de jovens do campo fazerem cursos gratuitos de capacitação técnica está mais próxima de ser alcançada. A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (13), por unanimidade, projeto de lei (PLS 103/2015) do senador José Agripino (RN) que oferece, via Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), cursos de profissionalização, além de uma bolsa-educação, para jovens empreendedores do campo. O projeto segue para a Comissão de Educação.

O projeto de Agripino altera a Lei 11.692/2008, que trata do programa Projovem, e estabelece que o Projovem Campo deve oferecer cursos técnicos para o empreendedor rural. Os candidatos deverão ter entre 16 e 29 anos e morar no campo. Também precisam saber ler e escrever; ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando o ensino médio. O beneficiário receberá ainda bolsa no valor de R$ 100 por um período mínimo de seis e máximo de 12 meses.

“Esse projeto tem um significado especial porque ajuda o jovem do campo, que muitas vezes não é beneficiado por outros programas de educação. Oferecer a esse jovem cursos técnicos que mostrem a ele outros caminhos para empreender pode ajudar não somente esse jovem como todo a família que vive no campo”, acredita José Agripino.

O relator da matéria, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), elogiou a proposta do senador potiguar e disse que a proposta pode mudar a realidade de muitas famílias que vivem no meio rural. “A capacitação dos jovens do campo para o empreendedorismo e gestão de negócios rurais é de absoluta importância para o progresso econômico-social das famílias e da  agricultura familiar bem como para incentivar a sucessão rural”, destacou o parlamentar.

_banner-fabricio-otica

Na Zona Norte de Caicó, população abraça candidatura de Batata no Samanaú

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

samanau2

A população do bairro Samanaú, na Zona Norte de Caicó, abraçou nesta terça-feira (13) o candidato a prefeito, Batata Araújo (PSDB), seu vice Marcos do Manhoso (PP) e os vereadores da coligação “Coragem Pra Mudar”.

Entusiasmado com o carinho do povo, Batata retribuiu a atenção dispensada pela comunidade.  “Nosso objetivo nessa caminhada, é reconstruir as esperanças que foram perdidas por gestões descompromissadas. Nosso desejo é ser instrumento do povo, dar voz aos cidadãos do Samanaú que tanto precisam ser ouvidos e motivados”, disse Batata.

“Vamos contribuir intensamente durante a gestão de Roberto”, disse Alex Dantas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

_image20_acampamento

A afirmação é do vice-prefeito, Alex Dantas. Vereador na atual legislatura, ele encara o desafio da candidatura a vice-prefeito com muita segurança e experiência. Durante as caminhadas pelos bairros da cidade, Alex tem reiterado várias vezes a necessidade do vice-prefeito continuar contribuindo na gestão do prefeito Roberto Germano. É importante lembrar que nos últimos quatro anos Oriel Segundo obteve destaque na gestão e teve a oportunidade de ocupar a cadeira de prefeito, o que fez com muita inteligência e responsabilidade.

“Assim como Oriel, que teve a oportunidade de contribuir, nós vamos contribuir intensamente durante a gestão de Roberto Germano. A população pode esperar de mim, um vice-prefeito atuante nas causas do nosso município e na luta para melhorar a nossa cidade. Roberto foi o único prefeito que confiou por diversas vezes o comando da prefeitura ao seu vice e comigo não será diferente, e isso é muito importante”, disse Alex Dantas.

Ainda de acordo com ele, “o papel do vice-prefeito é tão importante quanto o do prefeito. Com certeza, na ausência de Roberto, eu vou ter a mesma dedicação que ele tem para tocar os projetos do nosso município”, frisou.

banner_seridopneus 770