Prefeito Dr. Tadeu receberá ministro Camilo Santana e governadora Fátima Bezerra para assinatura do Termo de Cooperação do Hospital Universitário

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Na próxima quarta-feira, 19 de junho, a cidade de Caicó viverá um dos momentos mais aguardados dos últimos anos. O prefeito Dr. Tadeu, ao lado da comunidade acadêmica da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), receberá o ministro da Educação, Camilo Santana, e a governadora Fátima Bezerra para a assinatura do Termo de Cooperação que dará início às etapas finais para a implantação do Hospital Universitário do Seridó (HU-Seridó).

A solenidade acontecerá às 15h, na sede da EMCM/UFRN, e reunirá autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da Câmara Municipal de Caicó, da 10ª DIREC, profissionais da saúde, estudantes e lideranças comunitárias.

A assinatura desse termo oficializa a parceria entre o Governo Federal, o Governo do RN, a UFRN e a Cosern/Neoenergia, consolidando um passo fundamental para que o novo hospital se torne realidade. O HU do Seridó é considerado um projeto estratégico para a região, trazendo avanços na assistência à saúde, mais especialidades, ampliação de leitos, qualificação profissional e fortalecimento da pesquisa e da formação médica.

O HU do Seridó será um marco no desenvolvimento regional, ampliando o acesso da população a serviços de média e alta complexidade, fortalecendo a formação de profissionais da saúde e impulsificando o crescimento da região.

Ao comentar sobre o avanço da pauta, o prefeito Dr. Tadeu destacou que a chegada do HU do Seridó também é fruto de uma reivindicação direta da gestão municipal, construída a partir de articulações permanentes com o Governo Federal, Governo Estadual e a UFRN:

“Nossa luta pelo Hospital Universitário não começou hoje. Desde o início da gestão, temos defendido, com firmeza e responsabilidade, a implantação desse equipamento fundamental para o Seridó. Levamos essa reivindicação ao Ministério da Educação, dialogamos com a UFRN e com o Governo do Estado porque sabíamos da necessidade e do impacto que esse hospital traria para a vida do nosso povo. A assinatura deste Termo de Compromisso é a concretização de um trabalho contínuo, técnico e comprometido. É uma vitória coletiva, construída com coragem, união e visão de futuro”, destacou

banner-CDS-1

Filme “Ressonância”, gravado em Caicó, terá lançamento oficial neste sábado (15), no encerramento do Curta Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O encerramento do Curta Caicó, neste sábado (15), será marcado pela estreia local de “Ressonância”, curta-metragem filmado em Caicó-RN e dirigido pela potiguar Anna Zêpa. A produção, realizada no fim de 2024, retorna agora à cidade onde nasceu para sua primeira exibição aberta ao público caicoense.

Com 20 minutos de duração e classificação livre, o filme acompanha Margarida, interpretada por Soia Lira, uma mulher forte e decidida que enfrenta pressões familiares para abandonar o trabalho. Em meio ao sufoco da rotina, seu desejo por liberdade segue pulsante — ecoando também na relação com a neta. Entre conflitos íntimos e silêncios, a narrativa revela geografias de Caicó, seus afetos e costumes.

Escrito e dirigido por Zêpa e inspirado por um sonho de sua avó, o curta foi realizado pela Rabo de Olho Filmes em parceria com o Sesc RN, com produção local da Referência Comunicação. Após estrear no 36º Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Kinoforum, em 2025, a obra seguiu para o 17º San Francisco Latino Film Festival, na Califórnia. Depois da exibição em Caicó, segue para a 12ª Mostra de Cinema de Gostoso.

O Curta Caicó é uma realização da Referência, com patrocínios da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Governo do RN, Secretaria Estadual de Cultura e Fundação José Augusto, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo. O festival conta com apoio da Místika, Roteiraria, Filmes Urgentes, Sesc-RN, Fecomércio e InterTV, além das parcerias da 9ª Direc, 10ª Direc, ACCIRN e LABRFF.

A sessão deste sábado celebra não apenas o retorno do filme às suas origens, mas também a força do audiovisual potiguar. Para Anna Zêpa, diretora e roteirista com trajetória crescente no cinema brasileiro, “Ressonância” marca mais um passo em sua filmografia dedicada às experiências e afetos do Nordeste.