Festival Gastronômico de Caicó é reconhecido como Patrimônio Cultural do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Festival Gastronômico de Caicó acaba de alcançar um novo marco em sua trajetória: o reconhecimento como Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Norte. A conquista foi oficializada por meio da Lei nº 12.672, de 26 de março de 2026, sancionada pelo Governo do Estado a partir de projeto de autoria do deputado estadual Adjuto Dias.

A nova legislação reforça a relevância do evento para o fortalecimento da cultura, da economia criativa e do turismo gastronômico no Seridó. Em 2025, o festival já havia sido incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado, por meio da Lei nº 12.284, também proposta por Adjuto Dias, consolidando sua importância no cenário potiguar.

Realizado anualmente em Caicó, o festival é uma iniciativa da Agência Referência e reúne chefs renomados, cozinheiros locais, produtores regionais e o público em geral em uma programação gratuita, realizada em praça pública. A próxima edição está prevista para os dias 13 e 14 de novembro, prometendo mais uma vez valorizar os sabores que marcam a identidade do Seridó.

O reconhecimento se soma a outras legislações que fortalecem o protagonismo gastronômico do município. Em 2020, a Lei nº 10.677 declarou a carne de sol e o queijo coalho de Caicó como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Já em 2023, a Lei nº 11.368 reconheceu oficialmente o município como a “Terra da Carne de Sol e do Queijo”.

Para o diretor do festival, Diego Vale, o conjunto dessas conquistas posiciona Caicó como um dos principais destinos gastronômicos do Nordeste. “Essas legislações consolidam a força da nossa identidade e ampliam o reconhecimento do que é produzido aqui”, destaca.

Segundo o deputado Adjuto Dias, o enquadramento como patrimônio cultural e a inserção no calendário oficial ampliam as possibilidades de parcerias, investimentos e visibilidade do evento. “O festival se fortalece como um importante motor de desenvolvimento econômico, turístico e cultural para o interior do estado”, afirma.

banner_seridopneus-770

Festa de Nossa Senhora de Fátima mobiliza fé e comunidade na Zona Norte de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O pároco Padre Rodrigo Jovita destacou que a Festa de Nossa Senhora de Fátima, na Zona Norte de Caicó, começa muito antes da trezena, com uma intensa preparação que envolve visitas missionárias e peregrinação de imagens por bairros e comunidades rurais. Segundo ele, esse período, iniciado ainda em março, é fundamental para fortalecer a fé e aproximar as famílias, levando momentos de oração e reflexão a quem nem sempre pode participar presencialmente das celebrações na igreja.

O diácono Aerynilson reforçou o engajamento da comunidade tanto na dimensão religiosa quanto social da festa, que inclui programação com leilões, jantar, quermesses e ações solidárias. O encerramento será no dia 13 de maio, com a tradicional procissão, reunindo fiéis em um dos momentos mais marcantes da celebração. Com o tema voltado à missão, a festa também se insere no contexto do triênio missionário da Diocese, incentivando os devotos a viverem a fé de forma ativa e comunitária.

Presidente da FIERN destaca eventos do SESI e aponta desafios da indústria para 2026

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, Roberto Serquiz, ressaltou a importância das ações do Sistema Indústria durante agenda no Seridó, com destaque para eventos promovidos pelo Serviço Social da Indústria em Caicó. Entre as iniciativas, ele destacou a inauguração de uma clínica voltada à saúde e segurança do trabalhador, além do Festival do Industriário e da Corrida do Trabalhador, que valorizam cultura, bem-estar e integração dos colaboradores da indústria. Segundo Serquiz, os projetos fortalecem não apenas o setor industrial, mas também a comunidade local.

Ao abordar o cenário para 2026, o presidente da FIERN apontou desafios ligados à transformação tecnológica e à saúde mental dos trabalhadores. Ele destacou o avanço da inteligência artificial como uma nova revolução industrial e a necessidade de preparar as pessoas para esse contexto, ao mesmo tempo em que defendeu maior atenção ao equilíbrio emocional no ambiente de trabalho. Para ele, iniciativas como a nova clínica e os programas do Sistema Indústria contribuem para dar suporte aos trabalhadores e fortalecer o papel da indústria na geração de emprego, renda e dignidade.

banner_seridopneus-770

Pastoral do Empreendedor fortalece fé e motivação entre trabalhadores em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Paróquia de Santana tem intensificado as ações da Pastoral do Empreendedor, iniciativa que busca unir espiritualidade e atividade econômica, valorizando empreendedores locais. Segundo Diego Vale, o movimento foi fortalecido durante as celebrações do Dia do Trabalhador, com o objetivo de motivar empresários e trabalhadores por meio da fé e da doutrina social da Igreja, incentivando uma visão mais positiva e humanizada do empreendedorismo.

Criada em 2025, a pastoral realiza encontros e celebrações mensais e pretende ampliar suas atividades com novas metodologias, incluindo reuniões periódicas e um encontro anual de empreendedores católicos. A proposta, inspirada na Economia de Francisco, também busca atrair mais participantes e pode servir de modelo para outras paróquias da diocese, promovendo integração, formação e fortalecimento da missão cristã no mundo do trabalho.

banner_seridopneus-770

SESI-RN define finalistas da etapa Seridó do Festival do Industriário 2026

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A etapa Seridó do Festival do Industriário – SESI Entoando Canções 2026 já tem seus finalistas definidos. A semifinal foi realizada na quinta-feira (30), em Caicó, e reuniu trabalhadores da indústria da região em uma noite marcada por emoção, talento e valorização da cultura.

Realizado pelo SESI-RN, o evento reuniu intérpretes de diferentes empresas e municípios. Subiram ao palco nove candidatos que, além da rotina profissional na indústria, encontraram na música uma forma de expressão e realização pessoal.

“O Festival do Industriário é um encontro da indústria com a música. A indústria canta e abre espaço para que o industriário, que está no dia a dia da produção, tenha a oportunidade de subir ao palco e mostrar seu talento. É um projeto que cresce a cada ano, emociona, revela talentos e oferece novas oportunidades para quem participa”, afirmou o presidente da FIERN e do Conselho Regional do SESI-RN, Roberto Serquiz.

Ao final das apresentações, foram anunciados os três classificados que representarão a região na grande final do Festival do Industriário edição 2026, que acontece no dia 27, em Natal.

“Esse festival oportuniza que o industriário realize sonhos, interaja com outras pessoas e use a arte para demonstrar seu talento. Fazer isso por meio da arte é um grande privilégio para nós, porque estamos contribuindo para transformar pessoas que impactam diretamente a indústria”, disse a superintendente do SESI-RN, Danielle Mafra.

Finalistas da etapa Seridó
Entre os classificados da noite está Dayene Faustino dos Santos, da Alfa Confecções, de Equador, que interpretou “Abandonada por Você”, de Fafá de Belém. “Estou muito feliz. Mais uma vez consegui a tão sonhada vaga para Natal. Foi um momento de muita emoção. Eu estava muito nervosa, mas deu certo. Agora é seguir e dar o meu melhor na final”.

Também segue para a final, José Fernandes, da Mimos da Bety, de Caicó, que cantou “Sonho de Ícaro”, de Biafra. “Estou muito feliz, passei para a final! Agora vamos ao Teatro Riachuelo fazer uma apresentação linda para vocês”.

Aderson Nunes da Fortex Produção Têxtil, de Equador, também garantiu vaga para o dia 27 de maio ao interpretar “Sangrando”, de Gonzaguinha, disse: “Quero agradecer imensamente a todos pela força e pela torcida. É um prazer estar entre os finalistas dessa competição maravilhosa”.

Os três conquistaram público e jurados, que avaliaram critérios como voz, técnica, interpretação e presença de palco.

“O festival cumpre um papel essencial ao revelar talentos e promover o acesso à cultura entre os trabalhadores da indústria. É emocionante ver como a música transforma vidas e fortalece vínculos dentro e fora do ambiente de trabalho”, pontuou Valéria Marinho, gerente executiva de cultura do SESI-RN.

Público que faz a diferença

O público presente também destacou a importância do evento para a valorização dos artistas locais. “É muito importante valorizar os nossos talentos, que muitas vezes não têm visibilidade no dia a dia. Um evento como esse mostra o quanto temos artistas incríveis na nossa região”, comentou o estudante Gabriel Tavares, que mora em Caicó.

Próximas etapas

Para o polo Mossoró, as inscrições ainda seguem abertas até o dia 8 de maio, com semifinal marcada para o dia 22 de maio, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

Os classificados das três etapas (Natal, Caicó e Mossoró) seguem para a grande final. Na decisão, os três primeiros colocados receberão prêmios de R$ 7 mil, R$ 5 mil e R$ 3 mil.

As empresas dos vencedores também serão reconhecidas, com premiações de até R$ 5 mil e troféus para aquelas que mais mobilizarem inscritos. O festival ainda contará com voto popular, prêmio para melhor torcida e homenagens às empresas participantes.

ALRN recebe exposição “Mães do Juvino 2026” a partir desta terça-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte receberá, a partir desta terça-feira (5), a 11ª edição da exposição itinerante “Mães do Juvino”. Com o tema “Copa da Vida”, a mostra utiliza a fotografia e a tecnologia para sensibilizar o público sobre a importância do cuidado, do respeito e da valorização da pessoa idosa.

O projeto, assinado pelo jornalista e fotógrafo Elias Medeiros, apresentará seis painéis em acrílico de grandes dimensões, com registros fotográficos em frente e verso. Nesta edição, as imagens das residentes do Instituto Juvino Barreto ganharam uma releitura estética com o auxílio de Inteligência Artificial (IA), recurso utilizado para conferir maior impacto visual e sensibilidade às obras expostas no Parlamento Estadual.

Inspirada no clima do mundial de futebol de 2026, a iniciativa busca pautar o envelhecimento sob uma perspectiva de dignidade. De acordo com o coordenador da mostra, Elias Medeiros, a temática foi escolhida para “despertar ainda mais o olhar da sociedade para essa causa tão necessária”, reforçando o papel de destaque que os idosos devem ocupar na comunidade.

As protagonistas da exposição são acolhidas pelo Instituto Juvino Barreto, instituição que completou 84 anos de atividades no Rio Grande do Norte no último mês de abril. Atualmente, a entidade oferece assistência integral a cerca de 80 idosos em situação de vulnerabilidade, contando com suporte multiprofissional em áreas como geriatria, fisioterapia, nutrição e psicologia.

A visitação na Casa Legislativa seguirá até o dia 15 de maio e será aberta ao público em geral. Após esse período, a mostra continuará seu cronograma itinerante por diversos espaços públicos potiguares, com encerramento previsto para outubro de 2026

Corrida de Laginhas movimenta Caicó e reúne atletas da região

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura de Caicó realizou, no último sábado (2), a 8ª Corrida do Distrito de Laginhas, reunindo corredores locais e de cidades vizinhas em um evento marcado por esporte, integração e lazer. Com percurso de 5 quilômetros, a prova teve largada e chegada no próprio distrito, atraindo também moradores e visitantes que prestigiaram a programação alusiva aos 89 anos de criação de Laginhas. A Polícia de Trânsito deu suporte à organização, garantindo segurança aos participantes durante todo o trajeto.

O prefeito Dr. Tadeu destacou o simbolismo da corrida, lembrando sua ligação pessoal com o evento e reforçando o compromisso da gestão com o incentivo ao esporte. A competição premiou atletas em diversas categorias, consolidando-se como uma das principais atividades do calendário esportivo do município e fortalecendo a prática esportiva e o espírito comunitário na região.