Via Costeira: audiência debate uso sustentável e destrava impasses históricos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta quarta-feira (6), audiência pública para discutir intervenções e investimentos na Via Costeira, em Natal. O debate reuniu representantes do poder público, órgãos de controle e setor produtivo, com foco no futuro da área e na retomada de projetos paralisados há décadas.

Autor da proposição, o deputado Luiz Eduardo (PL) destacou a importância do tema para o estado. “A transparência e a contribuição dos órgãos são essenciais para avaliarmos o impacto dessas obras e o desenvolvimento socioeconômico e turístico do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Um dos pontos centrais da audiência foi a apresentação do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, que defendeu um novo olhar sobre o uso da Via Costeira. Ele defendeu a superação de uma visão restritiva, baseada apenas na proibição, em favor de um modelo que combine preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

“A gente precisa decidir se preservar é proibir ou se é utilizar com equilíbrio e racionalidade”, disse. Segundo o secretário, a Via Costeira é estratégica não apenas do ponto de vista ambiental e paisagístico, mas também para a economia. “Se conseguirmos garantir contenção costeira, bons projetos e permitir o desenvolvimento, estamos aplicando o princípio da sustentabilidade”, completou.

Na apresentação, o titular da Semurb detalhou as diretrizes da área especial AEITP-2, que estabelece regras como controle rígido de ocupação, limite de altura das construções, exigências ambientais, proteção da paisagem e garantia de acesso público à orla.

Vice-presidente da comissão, o deputado Coronel Azevedo (PL) ressaltou a necessidade de integração entre os diversos atores. “A Assembleia contribui para reunir instituições públicas e privadas em torno de um objetivo comum: desenvolver a Via Costeira com respeito ambiental”, disse, ao elogiar a exposição técnica do secretário.

Representando o Tribunal de Contas do Estado, o auditor José Luiz Moura Rebouças esclareceu que a atuação do órgão se concentra na fiscalização das concessões públicas dos terrenos. Ele destacou que decisões recentes determinaram a suspensão de atos relacionados a sete áreas e a necessidade de definição clara sobre a destinação desses espaços.

Adutora Serra de Santana tem previsão de ter envio de água retomado no final da tarde desta quarta-feira (06)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A adutora Serra de Santana apresentou irregularidade no funcionamento, nos últimos dias, em decorrência de situação elétrica registrada em poste, que garante o funcionamento da Estação Elevatória de Água III.

Estão com redução no envio de água: Florânia, Bodó, Lagoa Nova, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz, CONISA, Zona rural de Jucurutu, Distrito de Laginhas, zona rural de São Rafael e de Santana do Matos.

A Caern vem trabalhando em conjunto com a Concessionária de Energia Elétrica para resolução da situação. A previsão é que até o final da tarde de hoje o sistema seja religado. A normalização do abastecimento, ocorrerá de forma gradativa para todas as áreas, até o final da tarde de domingo (10).

Allyson Bezerra recebe apoio de Dr. Tadeu, vereadores e lideranças de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, anunciou na manhã desta quarta-feira (6) apoio à pré-candidatura de Allyson Bezerra ao Governo do Rio Grande do Norte. O apoio de Dr. Tadeu garante o reforço de uma das estruturas políticas mais importantes e relevantes do Seridó ao projeto Allyson para o Governo do RN.

O apoio inclui a base do prefeito com vereadores, aliados e lideranças. Também confirmaram a aliança o presidente da Câmara Municipal, Ivanildo, e os vereadores Ir. Renato, Fabinho, Rutênio, Rosângela, Luiz Samanau e Andinho.

Caicó é um dos principais colégios eleitorais do Seridó, com cerca de 45 mil eleitores, estando entre os 10 maiores colégios eleitorais do RN. Dr. Tadeu chega com posição política massificada no município: prefeito reeleito em 2024 com quase 75% dos votos e mantém altos índices de aprovação popular na cidade, mais 80%.

A adesão de Caicó mexe diretamente na estrutura política de todo RN, região que historicamente tem influência nas disputas majoritárias e capacidade de propagar posicionamentos para municípios vizinhos.

O anúncio oficial do apoio contou com a presença da prefeita de Pau dos Ferros, Mariana Almeida, do prefeito de Macaíba, Emídio Jr, Prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, do prefeito de Carnaúba dos Dantas, Kleyton, e do deputado estadual Nelter Queiroz.

banner_seridopneus-770

53ª Expo Seridó promete movimentar Caicó com grandes atrações e fortalecimento do setor agropecuário

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A cidade de Caicó já vive a expectativa para a realização da 53ª Expo Seridó — Exposição Agropecuária, que acontecerá de 26 a 30 de maio, no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel.

Considerada um dos mais tradicionais eventos do setor agropecuário do Rio Grande do Norte, a Expo Seridó reúne exposição de animais, negócios, fortalecimento da agricultura familiar, cultura, entretenimento e grandes atrações musicais.

A programação artística contará com nomes que prometem atrair grande público durante os dias de festa. Na quarta-feira, dia 27, o humor toma conta da arena com o show de Mução. Já na sexta-feira, dia 29, sobem ao palco Cavaleiros do Forró, Thullio Milionário e Arreio de Ouro. Encerrando a programação musical no sábado, dia 30, se apresentam Raynel Guedes, Thales Play e Elayne Tyne.

A Expo Seridó é promovida pela Prefeitura de Caicó, através da SEMAPA, em parceria com o Governo do Estado, Banco do Nordeste e Governo Federal, fortalecendo o desenvolvimento econômico, o agronegócio e a valorização das tradições do Seridó.

banner_seridopneus-770

Advogadas Milena Galvão e Flávia Maia destacam direitos trabalhistas e previdenciários de quem trabalha sem carteira assinada

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As advogadas Milena Galvão e Flávia Maia participaram na manhã desta quarta-feira (6) do Programa Café com Notícias, da Rádio Currais Novos, apresentado por Hessi Ramos. Durante a entrevista, as profissionais abordaram temas ligados aos direitos trabalhistas e previdenciários de trabalhadores sem carteira assinada, além do pente-fino realizado pelo INSS em benefícios do BPC/LOAS.

A advogada Milena Galvão alertou sobre o aumento de suspensões de benefícios do BPC/LOAS após convocações para novas perícias médicas. Segundo ela, muitas pessoas estão comparecendo sem orientação adequada e sem documentação atualizada, o que pode resultar na perda do benefício. Milena reforçou a importância de procurar acompanhamento jurídico para garantir o direito à defesa.

Já a advogada Flávia Maia destacou que trabalhadores informais também possuem direitos trabalhistas garantidos e explicou que o vínculo empregatício pode ser comprovado através de PIX, testemunhas e conversas. Ela ressaltou que, após o reconhecimento do vínculo, direitos como FGTS, férias, 13º salário e até seguro-desemprego podem ser assegurados.

O escritório das advogadas Milena Galvão e Flávia Maia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço, no centro de Currais Novos.

Caicó passa a exigir carteirinha para acesso ao transporte escolar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Secretaria Municipal de Educação de Caicó iniciou, desde a última segunda-feira (4), a exigência da carteirinha de transporte para que alunos possam utilizar os ônibus escolares na cidade. A medida ocorre após o encerramento do recadastramento realizado em abril e determina que estudantes sem o documento não poderão acessar o serviço, como forma de garantir mais organização no sistema.

De acordo com o secretário Sérgio André, a iniciativa busca assegurar que apenas alunos devidamente matriculados utilizem as rotas, reduzindo a superlotação e aumentando a segurança. Atualmente, o transporte escolar atende mais de 700 estudantes na zona urbana, com destaque para a Escola Estadual Dom Adelino Dantas, que concentra o maior número de usuários. Pais ou responsáveis que ainda não solicitaram a carteirinha devem procurar a sede da secretaria para regularizar a situação.

banner_seridopneus-770

TSE nega novamente liminar e mantém eleições suplementares para o dia 17 de maio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou novamente outra liminar do prefeito cassado Samuel Souto (PL), na tarde desta terça-feira (5). Samuel entrou com pedido de liminar para suspender imediatamente dos efeitos das AlJEs 340-19/2024 e 364-47/2024, e o sobrestamento da eleição suplementar do dia 17 de maio de 2026, para manter ambos nos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Ouro Branco/RN até o julgamento definitivo dos recursos no TSE.

O Ministro Floriano Marques, que responde pelos processos de Ouro Branco no TSE e que negou monocraticamente a liminar, observou que a liminar era “completamente inócua para o retorno imediato aos cargos”, pois o afastamento deles já estava consolidado na AIJE 340-19/2024 (abuso de poder em evento de Dia das Mães). O ministro fez um paralelo a outra tentativa de voltar aos cargos apresentada pelo prefeito cassado em 2025, que já foi arquivada.

Samuel Souto é o único prefeito afastado no Brasil, das eleições de 2024, com duas cassações em segunda instância, já que o TRE-RN cassou seu mandato em dois processos. Ainda assim, em seus discursos como padrinho eleitoral do candidato Amariudo Santos (PP), na eleição suplementar de Ouro Branco, o político classifica as cassações como “desonestas” e injustas.

banner-CDS-1

Inscrições Abertas para Oficinas de Direção de Arte e Figurino no 3º Seridó Cine

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O 3º Seridó Cine, que acontece de 18 a 22 de maio no IFRN Campus Caicó, oferece duas oficinas imperdíveis para quem quer aprofundar seus conhecimentos no campo do audiovisual. Com inscrições abertas, as oficinas abordam dois temas essenciais para quem deseja se destacar na produção cinematográfica: Direção de Arte para Cinema e Figurino para Cinema.

A oficina de Direção de Arte para Cinema, ministrada por Romy Rauen, traz uma oportunidade única de aprender com uma profissional com mais de 20 anos de experiência na área. Romy compartilha seu vasto conhecimento sobre os processos criativos e técnicos que envolvem a direção de arte em filmes, desde a concepção de cenários até o desenvolvimento de objetos de cena.

Já a oficina de Figurino para Cinema, comandada por Rosângela Dantas, especializada em figurino e caracterização, promete ensinar como o vestuário pode transformar personagens e enriquecer a narrativa cinematográfica. A experiência de Rosângela no cinema e na publicidade proporciona uma visão profunda de como o figurino contribui para dar vida às histórias contadas nas telas.

“O objetivo é mostrar como a moda dialoga com o cinema e como a produção audiovisual pode trazer oportunidades para quem produz vestuário e estuda moda na região”, destaca o diretor do festival, Raildon Lucena.

As oficinas acontecem das 13h às 17h no IFRN Campus Caicó, e as inscrições podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram @seridocine.

Setor de bonés impulsiona emprego e qualificação profissional no Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O setor de bonés segue como um dos principais motores da economia em Caicó e região do Seridó, empregando mais de duas mil pessoas direta e indiretamente. Durante entrevista ao Panorama 95 desta terça-feira (05), o presidente do Sindibonés Seridó, Francisco Sena e o secretário-executivo Joseilson Ferreira destacaram que o segmento é hoje o maior empregador industrial do município e tem papel importante na posição de destaque de Caicó entre os maiores geradores de emprego do estado.

Além da geração de renda, o sindicato vem investindo na qualificação profissional para suprir a demanda crescente por mão de obra. Cursos realizados em parceria com o SENAI têm atraído grande procura, com turmas lotadas e possibilidade de expansão. A iniciativa busca preparar trabalhadores para atuar nas diversas etapas da produção, fortalecendo ainda mais o setor, que se reinventou ao longo dos anos e hoje se consolida com produtos de maior qualidade e competitividade no mercado nacional.

banner_seridopneus-770