Prefeitura de Caicó realiza Audiência Pública para apresentação da LDO 2027

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura de Caicó, realiza nesta quinta-feira (23) a Audiência Pública para apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2027.

O encontro acontecerá a partir das 16h, na Câmara Municipal de Vereadores, e terá como foco a exposição das metas, prioridades e diretrizes que irão orientar a elaboração do orçamento do município para o ano de 2027.

Durante a audiência, serão apresentados os principais eixos de planejamento da gestão, contemplando áreas estratégicas como saúde, educação, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento econômico, reforçando o compromisso com a organização financeira, o equilíbrio das contas públicas e a eficiência na aplicação dos recursos.

A LDO é um instrumento essencial para o planejamento governamental, pois estabelece as bases para a construção do orçamento anual, alinhando as ações da administração às necessidades da população.

banner_seridopneus-770

Carga de cigarros é apreendida na BR-304 em Apodi (RN)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte apreenderam, na tarde dessa quarta-feira (6), 100 mil maços de cigarros contrabandeados no KM 79 da BR-304, no município de Apodi, na região Oeste potiguar. O material estava escondido em um caminhão.

A apreensão ocorreu durante uma abordagem de rotina realizada pela Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Ao fiscalizar o compartimento de carga de um caminhão de cor vermelha, os policiais identificaram uma grande quantidade de cigarros de origem paraguaia introduzidos ilegalmente no país.

Após a verificação detalhada, foi constatada, em tese, a prática do crime de contrabando, previsto no artigo 334-A do Código Penal. Ao todo, foram apreendidos 100 mil maços de cigarros.

Estratégias do PSDB para nominatas à Assembleia e Câmara Federal pelo RN foram definidas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O PSDB do Rio Grande do Norte está estruturando as bases para as próximas eleições ao priorizar a consolidação das nominatas para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. Em reunião estratégica realizada na manhã desta quinta-feira (7), a cúpula partidária definiu que o fortalecimento das chapas proporcionais é o passo primordial antes de qualquer debate sobre a eleição majoritária. O encontro, sediado na residência do ex-vice-governador Fábio Dantas, reuniu lideranças e articuladores para alinhar os nomes que serão lançados oficialmente nos próximos dias.

A legenda tucana já conta com uma estrutura para a disputa legislativa. Para a Câmara dos Deputados, o partido dispõe de 12 nomes prontos para a disputa. Já para a Assembleia Legislativa, o grupo consolidou uma lista com 25 pré-candidatos, buscando manter e ampliar a representatividade no estado.

Entre os nomes que integram a lista estadual, além dos deputados Ezequiel Ferreira, Cristiane Dantas e Taveira Júnior, o partido ainda tem nomes como Flávio de Beroi (Agreste), Dra. Júlia Ferreira (Seridó), Eriko Jácome e Léo Souza (Grande Natal), Gustavo Soares (Vale do Açu), Daiana Valentim (Agreste), e Júnior Colaça (Alto Oeste).

Homem investigado por plano de atentado contra delegado potiguar é preso em Pernambuco

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem foragido da Justiça e apontado como um dos responsáveis pelo planejamento de um atentado contra um delegado do Rio Grande do Norte foi preso nesta quarta-feira (6) na cidade de Paulista, em Pernambuco.

A Operação “Contra-Ataque” foi deflagrada com ação conjunta entre as Policiais Civis do Rio Grande do Norte e de Pernambuco para desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico interestadual de drogas e armas.

O grupo criminoso também é investigado por planejar a execução de um delegado do Rio Grande do Norte, devido às ações policiais contra a facção na cidade de João Câmara e região.

banner_seridopneus-770

Secretaria Municipal de Trânsito de Caicó e PRF promovem palestras educativas durante campanha Maio Amarelo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito de Caicó — SEMUTRAN, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, realizará palestras educativas em alusão à campanha Maio Amarelo, movimento voltado à conscientização para um trânsito mais seguro.

A programação contará com dois encontros no Auditório da Prefeitura de Caicó, destinados a públicos específicos do setor de transporte.

A primeira palestra será voltada para motoristas de transporte escolar e acontecerá no dia 14 de maio, das 14h às 16h15.

Já no dia 18 de maio, será realizada uma palestra direcionada a motoristas de aplicativos e taxistas, das 14h às 17h, também no Auditório da Prefeitura de Caicó. O evento será gratuito e aberto à categoria.

De acordo com a divulgação da SEMUTRAN, a iniciativa busca promover um momento de aprendizado e conscientização no trânsito, reforçando a importância da participação dos condutores na construção de vias mais seguras para todos.

A campanha traz como mensagem principal: “Um trânsito seguro começa com você.”

Polícia Civil realiza operação integrada de combate a fraudes em postos de combustíveis no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou, na terça-feira (05), e segue realizando, nesta quarta-feira (06), a Operação Consumo Seguro, ação de âmbito nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), vinculadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

No Rio Grande do Norte, a operação é conduzida em conjunto com órgãos de fiscalização, como o PROCON/RN e o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/RN). A ação tem como objetivo intensificar fiscalizações e coibir crimes contra as relações de consumo, com foco na identificação e interrupção de fraudes, publicidade enganosa, preços abusivos, adulterações e outras irregularidades no mercado de revenda de combustíveis.

Durante as diligências realizadas em Natal e na Grande Natal, nove postos de combustíveis foram fiscalizados nos bairros Planalto, Ponta Negra e Nossa Senhora da Apresentação, em Natal; no bairro Coophab, em Parnamirim; além do município de Goianinha.

Ao todo, quatro postos foram autuados pelo PROCON/RN por irregularidades relacionadas ao aumento abusivo de preços. Além disso, bombas de abastecimento com irregularidades foram identificadas e interditadas pelas equipes de fiscalização durante a operação. Na Avenida Engenheiro Roberto Freire, dois postos fiscalizados reduziram o valor do litro da gasolina para R$6,49 após as ações integradas de fiscalização.

banner_seridopneus-770

Caicó concentrou quase 5% de todos os raios registrados no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Caicó concentrou quase 5% de todos os raios registrados no Rio Grande do Norte entre janeiro e abril de 2026. Segundo levantamento da Neoenergia Cosern, com base em dados da Climatempo, o município contabilizou 2.877 descargas atmosféricas no período, o que representa aproximadamente 4,4% do total estadual.

Ao todo, o Rio Grande do Norte registrou 65 mil descargas atmosféricas nos quatro primeiros meses do ano. O número representa um aumento de 52% em relação ao mesmo período de 2025.

Com esse volume, Caicó aparece entre os municípios mais atingidos por raios no estado, ocupando a quarta posição no ranking estadual, atrás de Apodi, Mossoró e Caraúbas.

De acordo com a distribuidora, também houve crescimento nas ocorrências no sistema elétrico provocadas por raios. Entre janeiro e abril, foram registradas 3.144 ocorrências, aumento de 40% na comparação anual.

Apesar do crescimento no número de descargas atmosféricas, o impacto sobre os consumidores caiu 14,3%, totalizando 178 mil unidades consumidoras afetadas por interrupções no fornecimento de energia.

Segundo Daniel Burgos, supervisor da Neoenergia Cosern, a redução no impacto está relacionada a investimentos no reforço da rede elétrica, como ampliação da instalação de para-raios e uso de equipamentos telecomandados. Esses equipamentos ajudam a identificar falhas com mais rapidez e reduzem o tempo de restabelecimento da energia.

Os dados apontam maior concentração de raios nas regiões Oeste, Seridó e Alto Oeste potiguar. Além de Caicó, aparecem entre os municípios com mais descargas atmosféricas Apodi, Mossoró, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado, Campo Grande, Assú, Upanema, Serra Negra do Norte e Santana do Matos.

Segundo Burgos, essas regiões possuem redes elétricas mais extensas e áreas abertas, o que aumenta a exposição às descargas atmosféricas.

Mesmo com o aumento expressivo no número de raios, a Neoenergia Cosern destaca que houve melhora na capacidade de resposta do sistema elétrico, com redução do impacto direto sobre os consumidores e maior agilidade na recomposição do fornecimento em casos de interrupção.

Prefeitura de Caicó anuncia novas iniciativas e amplia incentivo à cultura local

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura Municipal de Caicó tem intensificado os investimentos na área cultural ao promover melhorias estruturais no salão da Secretaria Municipal de Cultura. O espaço foi requalificado com o objetivo de oferecer mais conforto, acolhimento e melhores condições para o desenvolvimento de atividades artísticas no município.

Atualmente, o local já é utilizado gratuitamente por diversos grupos culturais, ampliando o acesso de artistas às políticas públicas culturais. Entre as atividades realizadas estão ensaios de grupos de teatro, práticas de capoeira, encontros de músicos, além de aulas de forró, que contam com três turmas e registram grande participação.

O salão também tem sediado reuniões de coletivos culturais, treinamentos do Grupo Risoterapia, sessões de cineclube, além de apresentações artísticas e exposições, consolidando-se como um importante ponto de incentivo à cultura local.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Alexandre Muniz, novas ações estão previstas, entre elas a Caravana da Cultura, iniciativa que pretende levar atividades culturais a bairros, distritos e comunidades rurais, aproximando ainda mais a população das ações da secretaria.

banner_seridopneus-770