Turma armada realiza arrastão em residência em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma residência foi alvo da ação de criminosos na tarde deste domingo (17), na zona sul do município de Caicó. Por volta das 15h, dois indivíduos invadiram o imóvel e realizaram um arrastão, gerando momentos de pânico para os moradores.

​De acordo com as informações, um dos assaltantes estava portando uma arma de fogo. Sob fortes ameaças, os criminosos renderam as vítimas e, em seguida, as trancaram em um dos cômodos da casa para facilitar a ação. Vários objetos de valor foram recolhidos do local.

​O crime ocorreu na rua João Florêncio, no bairro Paraíba,nas proximidades do 6° Batalhão de Polícia Militar (BPM). Após subtraírem os pertences das vítimas, os dois homens fugiram do local em uma motocicleta de características não identificadas.

Itaú e Ouro Branco elegeram novos prefeitos em eleições suplementares neste domingo (17)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Eleitoras e eleitores dos municípios de Itaú e Ouro Branco, voltaram às urnas neste domingo (17) para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares. Os novos pleitos ocorreram em virtude da perda dos mandatos dos gestores municipais eleitos em 2024. 

Em Itaú, o novo prefeito eleito foi José Roberto Dias Pinheiro, o Zé Roberto Pezão (União Brasil), com 54,61% dos votos, totalizando 2.469 votos. A vice-prefeita eleita é Maria Rozivania Pereira, também do União Brasil. A outra chapa concorrente era formada por Francisco Fabricio Pinheiro Régis (PT) e José Lucianilde de Oliveira (PT), que obteve 45,39% dos votos, correspondentes a 2.052 votos computados.

Do total de 4.577 votos, 4.521 foram computados como válidos, 39 foram nulos, o que representa 0,85%, e 17 foram brancos, equivalentes a 0,37%.

Em Ouro Branco a diferença entre os eleitos foi de apenas 17 votos. Com 50,22%, ou seja, 1.971 votos, foram eleitos Amariudo dos Santos Silva (PP) e Francisco Lucena de Araújo Filho (PP), como prefeito e vice, respectivamente. A outra chapa, formada por Maria de Fátima Araújo da Silva (PT), candidata à prefeita, e Denis Rildon da Silva (PSDB), como vice, teve 49,78%, ou 1.954 votos. 

Do  total de 3.994 votos, 3.925 foram válidos, 54 (1,35%) nulos, e 15 (0,38%) votaram em branco. 

Os eleitos devem ser diplomados pelas 45ª zona eleitoral (Itaú) e 23ª zona eleitoral (Ouro Branco), até o dia 9 de junho, e ficarão nos cargos até dezembro de 2028. 

Animais soltos são capturados pela equipe da prefeitura das ruas de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O trabalho da prefeitura municipal de Caicó não para, como é o caso da apreensão de animais soltos em via pública em equipe comandada pelo SGT Wilton.

Com apoio de policiais de Rádio Patrulha, o dedicado funcionário conseguiu apreender dois equinos que estavam soltos nas imediações por trás do Hotel Regente causando risco de acidentes com veículos, além de outros transtornos a moradores locais e a populares que trafegam, tanto a pé quanto motorizados, nas vias urbanas da cidade.

Lugar de animal é no curral, ou com a presença do pastoreio dos seus proprietários. A cidade de Caicó precisa ser valorizada e respeitada por criadores que insistem em deixar animais soltos nas vias urbanas da cidade.

Por maioria, STF derruba poder dos pais e libera linguagem neutra nas escolas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O STF derrubou, por maioria, duas legislações locais que tentavam impor restrições a conteúdos de gênero e à linguagem neutra em salas de aula. Com isso, estados e municípios não têm poder legal para criar leis que interfiram nas diretrizes curriculares nacionais, uma competência que a Constituição Federal reserva exclusivamente à União.

O primeiro caso envolveu uma lei do estado do Espírito Santo (Lei 12.479/2025) que dava o direito a pais e responsáveis de proibirem a participação de seus filhos em atividades, palestras ou aulas escolares que abordassem temas relacionados a gênero, diversidade e sexualidade.

A relatora, ministra Cármen Lúcia, votou pela invalidação da lei capixaba por entender que ela retirava a autonomia pedagógica das escolas e interferia indevidamente no currículo nacional estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

  • Votaram com a relatora (Contra a lei dos pais): Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Flávio Dino.
  • Ficaram vencidos (A favor da lei dos pais): André Mendonça e Nunes Marques.

Liberação da Linguagem Neutra

Na mesma sessão, os ministros julgaram a Lei 7.015/2022 do município de Betim (MG), que proibia expressamente o uso da chamada “linguagem neutra” em todas as escolas públicas e privadas da cidade.

O relator, ministro Luiz Fux, declarou a proibição inconstitucional e reforçou que os municípios não podem ditar regras sobre a língua padrão ensinada nas escolas, pois as normas educacionais devem ser unificadas pelo governo federal.

  • Votaram com o relator (Pela derrubada da proibição): Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Edson Fachin, Flávio Dino e Gilmar Mendes.
  • Divergiram (A favor da proibição da linguagem neutra): Cristiano Zanin, Nunes Marques e André Mendonça.