Saúde mental será tema do Pint of Science 2026 em Caicó com debate aberto ao público

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte realizará nesta terça-feira, em Caicó, mais uma edição do Pint of Science 2026, evento internacional que busca aproximar a ciência da população em ambientes informais. O encontro acontecerá às 19h, no Carvoeiro, ao lado da Catedral de Sant’Ana, com entrada gratuita e aberta ao público. A proposta é promover um bate-papo acessível sobre temas atuais, sem a formalidade tradicional dos eventos acadêmicos.

Nesta edição, o debate terá como tema “Estamos todos transtornados?” e será conduzido pela professora Roberta Luna, que discutirá os impactos do estilo de vida contemporâneo na saúde mental da população. Segundo o professor Ildone Forte, um dos organizadores do evento, o objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento científico e estimular a reflexão sobre questões como ansiedade, TDAH, autismo e adoecimento emocional na sociedade atual.

banner-CDS-1

Polícia prende suspeitos de invasão e reféns no Hospital Regional de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Militar prendeu dois suspeitos envolvidos na invasão ao Hospital Regional de Caicó, ocorrida durante a madrugada desta terça-feira. Um terceiro homem apontado como participante da ação se apresentou espontaneamente à delegacia acompanhado de advogado. Segundo o coronel Diomedes, comandante do 6º BPM, os criminosos invadiram a unidade hospitalar para roubar as armas dos vigilantes e chegaram a fazer funcionários reféns durante a ação.

De acordo com a PM, materiais usados no crime foram encontrados em uma residência abandonada no bairro Alfredo Gurgel, mas as armas levadas ainda não foram recuperadas. A polícia acredita que o armamento poderia ser utilizado em outros crimes ou em conflitos entre grupos rivais. O caso reacendeu o debate sobre a segurança no Hospital Regional, que já teria registrado outras invasões semelhantes nos últimos anos.

Governo do RN homologa banca do concurso da polícia penal com 300 vagas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Governo do Rio Grande do Norte (RN) avançou na realização do novo concurso público da Polícia Penal. A banca organizadora do certame foi homologada no Diário Oficial do Estado publicado no último sábado (16), confirmando o Instituto Avalia de Inovação em Avaliação e Seleção como responsável pela organização do concurso que ofertará 300 vagas.

Ao todo, serão disponibilizadas 300 vagas distribuídas entre os cargos de policiais penais (200), especialistas em assistência penitenciária (60) e cargos administrativos (40). A contratação da banca foi formalizada por meio de extrato de contrato publicado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), com vigência de 36 meses, iniciada em 15 de maio de 2026 e válida até 15 de maio de 2029.

De acordo com a publicação oficial, o Instituto Avalia ficará responsável pela elaboração, diagramação e impressão das provas, além da logística de aplicação dos exames, análise de recursos e processamento dos resultados do concurso público destinado ao preenchimento de cargos efetivos da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap). O contrato firmado possui valor estimado em R$ 1.588.496,00.

O Instituto Avalia também é responsável pela condução do concurso público unificado que ofertará 175 vagas, além de cadastro de reserva, para o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN), Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) e Central de Abastecimento do RN (Ceasa).

A realização do novo concurso da Polícia Penal do RN havia sido anunciada pela governadora Fátima Bezerra em outubro de 2025. O último concurso da Seap foi realizado em 2017.

banner_seridopneus-770

Caicó: Criminosos invadem Hospital Regional do Seridó, fazem reféns e rendem vigilantes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma madrugada de pânico e violência assustou funcionários e pacientes do Hospital Regional do Seridó. Dois criminosos armados invadiram a unidade de saúde, fizeram profissionais de reféns e roubaram o armamento dos vigilantes antes de fugir sob uma chuva de disparos.

De acordo com informações preliminares, a dupla criminosa invadiu o hospital acessando o prédio pela sala de hemodiálise. Ao encontrarem a porta que dá acesso ao posto de enfermagem trancada, os assaltantes agiram com extrema violência. Diante da recusa dos funcionários em abrir o local, os bandidos estouraram a vidraça para invadir a sala.

Após romperem a barreira de vidro, os criminosos renderam uma enfermeira e um técnico de enfermagem. Sob intensa ameaça psicológica, as vítimas tiveram armas apontadas diretamente para suas cabeças.

Os profissionais foram utilizados como escudos humanos (reféns) para obrigar a equipe de segurança do hospital a recuar. Sob a mira das armas dos criminosos, dois vigilantes da unidade foram rendidos e forçados a entregar seus armamentos de trabalho.

Fuga e Tiros na Saída

Após recolherem as armas dos dois vigilantes, os assaltantes iniciaram a fuga do hospital. Testemunhas relatam ter ouvido cerca de 10 disparos de arma de fogo no momento em que a dupla deixava o local, espalhando ainda mais terror pelas proximidades da unidade de saúde.