O Festival de Cinema Curta Caicó chegou a sua 7ª edição, valorizando as cidades que compõem o Seridó potiguar. As Mostras Itinerantes iniciaram na última terça-feira 8 por Ipueira, com exibição do filme da Escola Estadual João Alencar. Em seguida, a cidade de São Fernando, contou com a exibição do filme produzido pela Escola Estadual Monsenhor Walfredo, na quarta-feira 9, na Praça José Josias Fernandes. Até o dia 19 de outubro, outras cidades vão receber o festival como Caicó, Timbaúba dos Batistas e São Fernando. Todos eles sediaram, no primeiro semestre, oficinas de cinema para adolescentes e jovens de escolas públicas, que produziram seus próprios filmes que agora serão exibidos para a comunidade.
“O Curta Caicó tem fomentado a produção audiovisual no interior do Estado. As oficinas são oportunidades para despertar em nossa juventude a vocação para o cinema. Os alunos conhecem as técnicas para o passo a passo da produção de um filme e colocam a ‘mão na massa’, escolhendo uma história da comunidade para contar. Agora em outubro, as Mostras Itinerantes trazem esses filmes para serem exibidos na própria cidade e as pessoas se veem na telona”, explica Catarina Calungueira, coordenadora pedagógica do Curta Caicó.
Na quinta-feira, dia 10, será a vez do Curta Caicó chegar a Timbaúba dos Batistas, com mostra às 19h, na Praça Chilon Batista, com filme produzido na Escola Estadual Basílio Batista. E dia 11, sexta-feira, será em Serra Negra do Norte, também as 19h, em frente à Casa de Cultura Popular, com filme produzido na Escola Estadual Leomar Batista. O público também terá acesso a outros curtas brasileiros, inscritos no festival.
Audiovisual em destaque. No período de 08 a 11 de outubro também acontecem em Caicó, mostras de curtas metragens em escolas e universidades, O campus da UERN, o Colégio Diocesano Seridoense, o Educandário Santa Teresinha, e o IFRN – Campus Caicó já receberam mostras de curtas essa semana. A Faculdade Caicoense Santa Teresinha tem sessão especial, programada para ocorrer nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 20h30. E na sexta-feira, tem programação às 8h50, novamente no IFRN, e às 14h, no Ceres – UFRN, ambos em Caicó.
Próxima semana, as mostras se concentraram em praças de Caicó e no Cineland, no período de 16 a 19 de outubro. Os últimos dias de festival também contarão com oficina gratuita sobre atuação para audiovisual, sendo Daniel Porpino o ministrante, e com o Fórum Audiovisual Potiguar. Agora em outubro já aconteceu uma oficina sobre “Produção Executiva – Planejamento e Gestão de Projetos”, com a jornalista e produtora executiva Sarah Wollerman.
O 7º Curta Caicó é uma realização da Agência Referência, Fundação José Augusto, Secretária Extraordinária de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. Patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia e MC Telecom, através do Programa Cultural Câmara Cascudo. Apoio da Místika, 10ª Direc, Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte e Los Angeles Brazilian Film Festival.