Antônio Jácome destaca campanha Novembro Dourado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A necessidade do diagnóstico precoce nos casos de câncer infantil e a campanha Novembro Dourado foram abordados no plenário da Assembleia Legislativa do RN pelo deputado estadual Antônio Jácome (PMN).

“O poder público precisa dar muito mais atenção para instituições como o Hospital infantil Varela Santiago, Casa de Apoio as Crianças com Câncer e outras, para que não fiquem sem amparo. Que não passem pelo risco de fechar, como constantemente vemos nos jornais”, alertou.

Segundo dados apresentados pelo parlamentar a taxa de sobrevida das crianças portadoras de câncer pode chegar a 80% quando a doença é detectada precocemente. Mesmo assim, no Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença entre as crianças e adolescentes de um a 19 anos.

As neoplasias malignas mais frequentes em crianças são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas. Os tumores malignos na criança tendem a apresentar menores períodos de latência, crescem quase sempre rapidamente, são geralmente invasivos e respondem melhor à quimioterapia. Diferentemente do câncer do adulto, na criança as neoplasias geralmente afetam as células do sistema sangüíneo e os tecidos de sustentação, enquanto que no adulto compromete as células do epitélio, que recobre os diferentes órgãos.

jr-banner-600-80

banner_seridopneus-770