Brasil tem 621 casos de coronavírus e transmissão sustentada muda atendimento, diz ministério

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

coronavírusO Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (19) o novo balanço de casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Os principais dados são: 6 mortes, já são ao todo 7 mortes relatadas pelas secretarias; 621 casos confirmados, eram 428 na quarta-feira (18); Maioria está em dois estados: SP tem 286 e o Rio de Janeiro, 65.

De acordo com o ministério, há transmissão comunitária em algumas áreas do país. A pasta cita dois estados, três capitais e uma região de um estado no Sul. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.

De acordo com o ministério, diante dos casos de transmissão comunitária estarem presentes em mais regiões, novas medidas serão adotadas em postos de saúde. Quando houver a transmissão comunitária no estado ou cidade, eles devem seguir o seguinte protocolo de atendimento:

  • Pessoas com febre + tosse ou dor de garganta ou dificuldade respiratória receberão máscaras
  • Serão encaminhadas a uma sala para isolamento respiratório por recepcionista ou agentes comunitários de saúde
  • Prioridade para grupos vulneráveis: pessoas acima de 60 anos, pacientes com doenças crônicas, imunossuprimidos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto
  • Governo anunciou um 0800 nacional para médicos e enfermeiros tirarem dúvidas

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770