Em Caicó, a Caern deixou de captar água, esta semana, pelo açude Itans e está fazendo a captação no rio Piranhas-Açu, em Jardim de Piranhas, com o transporte de água pela adutora Manoel Torres. O Itans que está com 5,27% de sua capacidade ficará como reserva técnica. Na Região do Seridó a cidade de Cruzeta está em colapso, sendo atendida por carro pipa, e as cidades de Ouro Branco e São José do Seridó estão com abastecimento parcial porque os poços tiveram redução de vazão. As prefeituras de Ouro Branco e São José do Seridó estão fazendo o abastecimento por carro pipa das áreas que a Caern não está conseguindo abastecer.
Para atender as cidades de Currais Novos, Acari, Bodó, Cerro-Corá, Florânia, Lagoa Nova, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente e Jucurutu, que são abastecidas pelo Sistema Produtor Integrado Serra de Santana, a Caern precisou realocar o ponto de captação na Barragem Armando Ribeiro, afastando 3km do ponto anterior.
“A Caern orienta que a população faça o uso racional da água disponível, principalmente, porque os prognósticos apontam que há uma atuação do El Niño, que prejudicará o inverno de 2019”, informou a companhia.
Da região do Seridó, a cidade de Cruzeta está em colapso total de abastecimento e as cidades em rodízio na região são:
- Acari
- Bodó
- Caicó
- Carnaúba do Dantas
- Cerro Corá
- Currais Novos
- Equador
- Florânia
- Ipueira
- Jardim de Piranhas
- Jardim do Seridó
- Jucurutu
- Lagoa Nova
- Ouro Branco
- Parelhas
- Santana do Matos
- Santana do Seridó
- São Fernando
- São João do Sabugi
- São José do Seridó
- São Vicente
- Tenente Laurentino
- Timbaúba dos Batistas
- Triunfo Potiguar
