De malas prontas para o Seridó, a MAPA Realizações Culturais vai à Caicó para as gravações do filme “Mariana e Ludovina”, entre os dias 18 e 20 de outubro. Com realização da Trapiá Filmes, o curta-metragem, dirigido e roteirizado por Lourival Andrade, é uma homenagem à força das mulheres sertanejas e tem sua estreia marcada para novembro, com seis exibições já previstas em Caicó.
“O filme será ambientado no espaço da caatinga, entre oiticicas e xique-xiques. A história de duas mulheres resistentes às adversidades deste mundo machista, da seca e do descompasso das diversas violências. ‘Mariana e Ludovina’ pretende tocar as sensibilidades como um farol iluminando a importância das mulheres nas narrativas do Sertão Nordestino”, comenta Tatiane Fernandes, diretora da MAPA.
O curta é inspirado no texto teatral “As Velhas”, de Lourdes Ramalho (Jardim do Seridó/RN), e também dialoga com outras obras que descreveram as dificuldades das secas desde o final do século XIX, como “Os retirantes” de José do Patrocínio, “A fome” de Rodolfo Teófilo, “O sacrifício dos anjos” de Tarcísio Pereira e “Ataliba, o vaqueiro” de Francisco Gil Castelo Branco.
No elenco, as atrizes Múcia Teixeira Batista interpreta ‘Mariana’ e Tony Silva será ‘Ludovina’, além da participação especial de Alexandre Muniz como o personagem ‘Tomás’. “Mariana e Ludovina” conta ainda com Direção de Fotografia de Rodrigo Sena e Direção de Arte de Custódio Jacinto.
Após a fase de filmagens em outubro, a estreia do filme está prevista para o mês de novembro, com seis exibições em Caicó. As sessões acontecerão no Cineland, no IFRN – campus Caicó, na UFRN – Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), no Centro de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra e nas Escolas Estaduais Padre Edmundo Kagerer e Dom José Adelino Dantas.