Cerca de 80% dos brasileiros esperam aumento da inflação, aponta Datafolha

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A expectativa da população teve uma piora significativa com relação a emprego e inflação. É o que mostra a pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (8). A maioria (55%) considera que a situação econômica vai piorar nos próximos meses. Trata-se do pior patamar desde dezembro de 1997, quando esta pergunta começou a ser feita pelo instituto de pesquisa.

O aumento da inflação é esperado por 81% dos brasileiros, segundo o Datafolha. Enquanto isso, 11% afirmam que não haverá reajuste de preços e 5% que a inflação vai diminuir.

O percentual dos que contam com a piora da carestia é recorde nos levantamento do instituto. Supera até mesmo o índice registrado em setembro de 2001, depois dos atentados terroristas nos Estados Unidos quando houve uma mudança nas expectativas econômicas, em função da reviravolta no cenário mundial.

Entre os pesquisados, a maioria também afirma que o desemprego subirá (62%). Dos entrevistados, 22% consideram que o mercado de trabalho ficará na situação atual, ou seja, não haverá piora e 13% afirmaram que o índice de desemprego vai diminuir.

banner-CDS-1