terça-feira

3

maio 2022

0

COMENTÁRIOS

Ceres Caicó da UFRN realiza simpósio para debater a resistência do RN na Ditadura Militar

Por , Em Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

História e memória da Ditadura Militar: repressão e resistência no Rio Grande do Norte, no Seridó e no Brasil (1964-1988). Este é o tema do primeiro simpósio nacional realizado pelo Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN).

O evento é aberto ao público e acontece no Auditório da Pós-Graduação do Ceres, entre os dias 3 e 4 de maio. Para a emissão do certificado de participação, os interessados têm até o dia 25 para realizarem suas inscrições neste link.

De acordo com a organização do evento, foi criado, em 2009, no Arquivo Nacional, o Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil – Memórias Reveladas, ao que seguiu, em 2011, a publicação da lei de acesso à informação (LAI) e a instituição da Comissão Nacional da Verdade.

Junto a isso, houve a instalação de uma comissão da verdade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a criação do Comitê Estadual pela Verdade, Memória e Justiça no estado. Tais iniciativas colaboram para levantar, organizar e divulgar dados a respeito do funcionamento da repressão.

Powered by WPeMatico

happy wheels