Após sete edições presenciais, o CINE TERREIRO chega em ambiente online com uma Mostra Especial que exibirá dez filmes que marcaram a história do evento. A mostra estará disponível, entre 02 e 10 de março, no website www.cineterreiro.com.br
O evento acontece em ambiente virtual devido a Pandemia de Covid-19 e respeitando os protocolos estabelecidos pela OMS – Organização Mundial da Saúde.
O projeto está retomando suas atividades, no ano de 2021, com o objetivo de fortalecer a memória e preservação de comunidades religiosas com matrizes afro-indígenas, usando como ferramenta o audiovisual. “É uma maneira de celebrarmos a história de um evento que surgiu com o propósito de valorizar essas casas espirituais através dessa linguagem”, destacou Rodrigo Sena, idealizador do Cine Terreiro.
Rodrigo afirma que o projeto surgiu em 2015, após uma série de filmagens realizadas nessas casas espirituais e a necessidade de apresentar os filmes produzidos nesses espaços. “Essas casas, muitas vezes, ficam à margem da sociedade e sofrem preconceitos. É uma responsabilidade muito grande falar desses objetos religiosos e ampliar isso para uma questão sociocultural, despertando no público a importância desses espaços”, sublinhou.
Ao longo de sua história, além da exibição de filmes, o CINE TERREIRO realizou oficinas relacionadas a religiosidades e ações educativas nos terreiros que foram centros exibidores. Através de uma mostra especial cinematográfica, o projeto pretende construir pontes entre pessoas que se interessam por essas temáticas.
A Mostra especial CINE TERREIRO tem o patrocínio da Prefeitura do Natal, através do Edital de Expressões Religiosas – FUNCARTE.
Programação dos Filmes da Mostra CINE TERREIRO – Edição Especial:
- Olho-De-Boi (Gustavo Guedes)
- Exú – Além do Bem e do Mal ( Werner Salles Bagetti)
- Caboclos NKISIS (Ana Stela Cunha)
- Jurema (Clementino Junior)
- Rapsódia para o Homem Negro (Gabriel Martins)
- Egun (Helder Quiroga)
- Bolou (Rodrigo Sena)
- Festa de Deuses e Homens (Rodrigo Sena)
- Caixa D’Água: Qui-Lombo é Esse? (Everlane Moraes)
- Do Meu Lado (Tarcísio Lara Puiati)
