Mais um partido em vias de ser criado no Brasil. O Diário Oficial da União trouxe a publicação do estatuto do Partido pela Acessibilidade e Inclusão Social. Os políticos que buscam criar a legenda destacam que esse é o único partido brasileiro que tem como bandeira principal a luta pela acessibilidade e real inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho.
O partido ainda está na busca pelas 500 mil assinaturas necessárias para receber o registro definitivo pelo TSE (0,5% dos votos dados na última eleição), mas uma etapa fundamental ocorreu no mês de dezembro, o Diário Oficial da União publicou o estatuto do partido. Cumpridas ainda outras formalidades, o partido poderá participar de eleições, receber dinheiro do fundo partidário e ocupar o horário político no rádio e na TV, a expectativa do presidente do partido, Lee de Lima, é já participar com candidatos na eleições municipais de 2016 “sabemos que é um desafio, mas o grupo está motivado na coleta de assinaturas e acreditamos nesta possibilidade”.
O PAIS tem sede Administrativa na Avenida Paulista 726, 17º andar e participou das eleições de 2014 como base da candidatura de Eduardo Campos e depois de Marina Silva. Além do trabalho político o PAIS está ligado ao Instituto ADL, o braço social do partido.