O SEAPAC conseguiu aprovar junto a Secretaria de Planejamento do Governo do RN, a última fase do contrato 058/2015, que atende a 25 projetos, sendo 20 projetos do edital 1, que são os sócios ambientais e hidroambientais, beneficiando 649 famílias em 20 comunidades rurais em 10 municípios do Seridó: Caicó com três projetos, São João do Sabugi, São Fernando, Santana do Mato, Ipueira, Tenente Laurentino Cruz e Bodó, onde cada um desses tem um projeto, Equador e Ouro Branco cada um com três projetos e Lagoa Nova com cinco projetos.
De acordo com Damião Santos, coordenador do Seapac, esse edital 1 vai ter um desembolso na ordem de R$ 2 milhões, 656 mil, 253 reais e 80 centavos, que serão administrados pelas associações.
No tocante ao edital 2, que são os de economia solidária (Catadores de materiais reciclados, artesanato e polpa de frutas) beneficiará 63 famílias em 05 comunidades, em 04 municípios, que são: Caicó, Serra Negra do Norte e Currais Novos cada um vai ter um projeto e Parelhas com dois projetos. Nesses projetos será feito um desembolso de R$ 1 milhão, 066 mil, 180 reais e 46 centavos.
Os dois editais beneficiarão 712 famílias, 25 comunidades e 13 municípios, num valor total de quase 4 milhões de reais. “Com certeza essa ação é o sonho da comunidade tornando-se realidade e fruto de muitas mãos, inteligências e corações. Parafraseando Henfil, Se não houver frutos, valeu a beleza das flores, valeu a sombra das folhas, se não houver folhas valeu a intenção da semente. Nossa ação de elaboração dos projetos finalizou e agora vem a execução dos projetos nas comunidades. O próximo passo agora é a assinatura dos contratos entre as Associações e o Governo do estado, para enfim, os sonhos das comunidades tornarem realidade e semear tempo de esperança e colheita de uma vida digna”, resumiu Damião Santos.