A previsão de poucas chuvas em fevereiro e março para o Rio Grande do Norte. Essa é prognóstico climático da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte para o início da quadra chuvosa do estado. Este é o quinto ano seguido que prevalece esta condição.
A análise foi revelada ontem durante o XVIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, realizado em Fortaleza, Ceará, e que teve a participação de especialistas da área de todo o Brasil.
Para os dois meses seguintes, o cenário pode apresentar uma melhora. “Em abril e maio poderemos ter condições de chuva um pouco melhores, dependendo do enfraquecimento do El Niño”, ressalta o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot.
O fenômeno consiste no elevado aquecimento das águas do Pacífico e redução dos ventos, afetando o clima de todo o mundo e dificultando a ocorrência de chuvas já que impede o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical para regiões próximas do Nordeste brasileiro.
No país, ele provoca diminuição da precipitação em grande parte do país e muitas chuvas no Sul.
Segundo Emparn, a média geral anual do RN gira em torno dos 850 milímetros. Para o litoral, a média é maior, 1200 milímetros. Para o interior, o número varia de 600 a 700 milímetros, enquanto que a média para março fica em torno dos 200 milímetros.
Em termos de percentual, os especialistas trabalham com 45% de chance de uma quadra chuvosa abaixo da média, 30% em torno da média e de 25% para o ano ser chuvoso.
No mês de fevereiro será divulgada uma atualização do prognóstico, já que as previsões podem sofrer alterações conforme o comportamento das variáveis oceânicas/atmosféricas.
Foto: Anailza Viola – Site Sem Opção.
