Entidades discutem mutirão para limpeza do Rio Piancó-Piranhas-Açu

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

entidades

Durante reunião nesta terça-feira (15), diversas entidades discutiram a realização de um mutirão para limpeza das plantas aquáticas que vem obstruindo a descida normal das águas do Rio Piancó/Piranhas/Açu, até a captação da CAERN em Jardim de Piranhas. O encontro aconteceu na sede do Comitê da Bacia e contou com representantes dos Ministérios Público Federal e Estadual, prefeituras de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas, 1º Batalhão de Engenharia e Construção, ADESE e Polícias Militar e Ambiental.

Para o Procurador da República, Bruno Lamenha, na reunião ficou clara a omissão dos órgãos que deveriam ao longo dos anos cuidar do Piranhas, e da aplicação de medidas emergenciais para facilitar o transcurso normal das águas. “Nós fomos à calha do rio e a situação é muito grave. O Ministério Público não é um órgão técnico, mas o comitê coloca essa limpeza como medida necessária. Vamos fazer gestão junto a Agência Nacional das Águas para ver a viabilidade técnica de se realizar um pulso, com cinco metros cúbicos por segundos, durante dez horas pra tentar dar uma vazão maior, mas precisamos consultar a ANA que é o órgão responsável pela gestão”, explicou.

Dentre as principais deliberações da reunião, de acordo com José Procópio de Lucena, presidente do CBH, uma delas será o contato feito pela Agência Nacional das Águas com o Exército Brasileiro para que o 1º BEC, sediado em Caicó possa ajudar recursos humanos na limpeza do Rio; que as prefeituras possam doar suas máquinas e que as entidades ajudem no processo de mobilização social.

“A limpeza do Rio será preliminar. Ela não vai fazer remoção de areia, porque precisaria de licença ambiental. O que vai ser feito é uma limpeza apenas de plantas aquáticas, que nasce dentro das águas do Rio e vai segurança a agua, criando poços, evitando que essa água corra mais livremente. Dependendo da quantidade de pessoas, acho que em três dias concluiríamos essa limpeza”, finalizou.

07-12-fabricio-banner161_zpsdd3e310f

banner_seridopneus-770