Governo e oposição intensificam nos bastidores a disputa por votos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

congresso

Governo e oposição intensificaram neste sábado (16) a disputa nos bastidores por votos de deputado, numa queda de braço nas últimas horas antes da votação que decidirá se a Câmara autoriza ou não a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A Confederação Nacional da Agricultura pressionou a bancada ruralista a votar pelo impeachment.

Às margens do Lago Paranoá, no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff disparou telefonemas e pediu apoio a deputados. Ministros e  governadores trabalharam para tentar conquistar votos. Em um hotel em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva montou seu gabinete para tentar convencer indecisos.

A um quilômetro e meio dali, no Palácio do Jaburu, onde mora o vice-presidente Michel Temer, houve engarrafamento de carros.

No Congresso, uma das estratégias dos dois lados nos últimos dias foi a de mexer as peças. Alguns suplentes tiveram que sair. É do jogo e nem puderam reclamar. Eles não são donos do mandato, e titulares entraram em campo, pegaram as vagas para registrar o voto no placar final.

A outra estratégia é o vazio, o silêncio, não aparecer. O governo conta até com abstenções para tirar votos da oposição.