Os projetos de mobilidade urbana do governo federal estão parados. Apenas 10% dos recursos destinados aos empreendimentos para resolver os problemas de transporte no país foram executados. De acordo com o deputado Felipe Maia (DEM), enquanto as obras de mobilidade no Brasil não saem do papel, obras deste tipo em outros países estão sendo financiadas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O dinheiro dos nossos impostos está indo financiar obras em outros países como se não precisássemos desses recursos para investir nas nossas estradas, aeroportos e portos. Esse é o modelo equivocado de gestão do governo do PT”, disse, em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (11).
De acordo com o parlamentar, em resposta às manifestações populares de 2013, a presidente Dilma Rousseff anunciou o investimento de R$ 50 bilhões para mobilidade urbana. No entanto, dois anos depois, dos 204 projetos selecionados pelo governo federal à época, apenas 17 estão em execução, totalizando investimentos de R$ 5 bilhões. O restante não saiu do papel – 140 projetos estão na fase de elaboração de estudos de viabilidade econômica e de engenharia e outros 47 estão em fase de licitação ou contratação. Entre estas obras estão a revitalização do VLT de Natal e a criação do corredor aeroporto-arena-setor hoteleiro.
“Na contramão do pífio investimento do governo no Brasil, o BNDES financia linhas do metrô de Caracas, na Venezuela, que custam US$ 732 milhões, e o metrô no Panamá orçado em US$ 1 bilhão. Os investimentos do Banco em outros países chegam a R$ 10 bilhões, ou seja, o dobro do atual investimento praticado por aqui”, destacou o deputado.
Segundo Felipe Maia, as taxas de juros do BNDES para projetos no exterior são mais baixas que as praticadas para projetos realizados no Brasil. No caso do Porto Mariel, em Cuba, por exemplo, que custou US$ 682 milhões até agora ao BNDES, os juros são de 4,44% ao ano. Para projetos semelhantes no Brasil, a taxa de juros chega a 6% ao ano. “Enquanto os projetos de mobilidade urbana só têm 10% aplicados, o BNDES investe em obras em outros países com recursos da população. Está comprovado que o PT governa para os países vizinhos, não para o povo brasileiro”, ressaltou.