O juiz federal da 14ª Vara Federal de Patos (PB), Dr. Cláudio Girão, concedeu liberdade provisória ao empresário Ranieri Addário, um dos donos da empresa Parazul Mineração. O pedido foi formulado pelos advogados caicoenses Ivanildinho Albuquerque e Ivanilton Albuquerque.
A defesa baseou-se na aplicação do princípio da Isonomia, já que o Tribunal Regional Federal em Recife, concedeu Habeas Corpus, em favor de seis outros acusados, na operação conhecida como Sete Chaves, que teve repercussão Internacional, dada a raridade e o alto valor das pedras Turmalina Paraíba de São José da Batalha, cuja fundamentação jurídica foi lastreada sob a argumentação de que não mais persistem os motivos que ensejaram a custódia cautelar.
Como a prisão preventiva de Ranieri Addário foi revogada, o mesmo vai responder o caso em liberdade, mediante algumas restrições que foram fixadas. Acompanhados dos seus advogados, o empresário se apresenta ainda hoje à Justiça Federal para assinar termo de compromisso e receber a citação para se defender no prazo de dez dias.