Mais de 50 municípios ficarão sem abastecimento de água até a próxima semana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte terá até o final da próxima semana 52 municípios em colapso no abastecimento de água. Serão quase 300 mil pessoas prejudicadas, sem água em casa. Se a falta de chuvas permanecer, a previsão é de que mais 29 cidades entrem em colapso até fevereiro de 2017. Isso significa quase a metade dos 167 municípios potiguares, uma população superior a 470 mil pessoas.

As projeções pessimistas são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que registra atualmente 27 municípios sem água nas torneiras em todo o estado, situação que atinge mais de 166,3 mil indivíduos.

De acordo com o secretário Mairton França, titular da Semarh, a situação do abastecimento de água no Rio Grande do Norte só tende a piorar devido à estiagem que já dura cinco anos. “A preocupação é que a situação se agrave ainda mais. A situação já é muito grave”, lamentou o secretário Mairton França.

Na edição desta última terça-feira (28) do Diário Oficial da União (DOU), o Ministério da Integração Nacional publicou uma portaria que reconhece a situação de emergência em 153 municípios potiguares. Em 22 de março deste ano o Governo do Estado já havia decretado situação emergencial nessas cidades, mas agora com o reconhecimento, explica Mairton França, fica facilitada a compra de equipamentos e contratação de empresas para a realização de ações de combate à seca, além da implantação de programas de assistência às vítimas.