Após o contingenciamento anunciado pelo governo federal, o Ministério da Saúde interrompeu as negociações com a prefeitura de Currais Novos para a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porte I (com capacidade de atender até 150 pacientes por dia) no município. Para tentar reverter a situação, o senador Garibaldi Filho reuniu-se com o ministro Arthur Chioro, que pediu à sua assessoria que buscasse uma solução para o problema.
Além de pedir verbalmente, em nome da Prefeitura de Currais Novos, o senador Garibaldi Filho entregou ao ministro da Saúde um ofício resumindo a situação. Em 2014, o executivo municipal comprou o hospital da Unimed para a instalação da UPA. Imediatamente iniciaram as tratativas com o Ministério da Saúde para adaptar o prédio aos padrões estabelecidos.
O processo foi analisado e o projeto com as pequenas modificações sugeridas já pronto, na prefeitura. Com o contingenciamento, o Ministério alegou não dispor mais dos recursos necessários para o custeio da Unidade de Pronto Atendimento. O assunto será reavaliado pela equipe do ministro.