quinta-feira

29

abril 2021

0

COMENTÁRIOS

Não há indícios de que a variante P.1 seja mais letal, diz estudo inédito

Por , Em Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um estudo que está em avaliação sugere que não há indícios de que a variante P.1 do novo coronavírus, com origem provável no Amazonas, seja mais letal, tanto para internações hospitalares como para internações em UTI.  Dois artigos que saíram este mês na revista “The Lancet” também sugerem que a variante do Reino Unido não é mais letal do que as anteriores. 

Os pesquisadores analisaram dados de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave devido à Covid-19, extraídos do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe do Ministério da Saúde, para quatro metrópoles expressivamente afetadas na pandemia:  Manaus, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

De forma geral, em Manaus, no mês de janeiro de 2021, quando a variante P.1 circulou fortemente, a letalidade hospitalar foi semelhante e, a letalidade em UTI, foi significativamente menor, quando comparadas às respectivas letalidades de abril de 2020, sem a P.1. Em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, os resultados apresentaram um padrão parecido ao de Manaus, com a letalidade hospitalar e em UTI sendo semelhante ou menor em janeiro de 2021, quando comparado ao mês de referência de 2020.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

happy wheels