Durante a manhã desta quarta-feira (25) o atual presidente da Câmara Municipal de Caicó, vereador Nildson Medeiros Dantas (PROS), concedeu diversas entrevistas a vários meios de comunicação onde falou sobre a repercussão de matérias postadas por veículos de comunicação sobre o resultado de um relatório divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio Grande do Norte, onde apontou possíveis irregularidades na Câmara de Caicó.
O atual presidente Nildson Dantas fez questão de esclarecer que tais atos referentes a irregularidades foram apontados na gestão anterior, mas precisamente ao período de 03 a 07 de novembro de 2014, quando a mesa diretora era presidida pelo vereador lobão Filho (PMDB). Nildson destacou que durante a gestão anterior, vários vereadores já teriam se preocupado com algumas práticas que estavam supostamente sendo adotadas e que no período (novembro/dezembro) chegou a serem denunciadas, inclusive em plenário. Ao assumir a presidência da câmara, em janeiro deste ano, Nildson Dantas, juntamente com a assessoria jurídica da casa fez um trabalho prévio para que tais irregularidades fossem cessadas e não mais praticadas.
Confira alguns trechos:
Como tomou conhecimento destes acontecimentos ocorridos em novembro de 2014?
“Nós tínhamos ciência que esta inspeção foi realizada em novembro do ano passado pelo TCE, entre o dia 03 ao dia 07. Acompanhamos aqui pessoalmente, o trabalho que realizado pelo TCE, e com base em informações que foram adquiridas à época e com base em informações adquiridas no mês de janeiro, logo que assumimos a presidência da casa, tomamos algumas posições e determinamos que algumas ações que eram praticadas em relação à folha de pagamento na gestão passada, na nossa gestão não iriam acontecer”
Na gestão passadas alguns vereadores já identificavam algumas irregularidades
“Os vereadores Dílson Fontes, Ivanildo, Alisson, Rangel e Nildson Dantas, nos meses de novembro e dezembro da gestão anterior, tornaram pública essa insatisfação através de denúncia, se denunciou essas irregularidades através da tribuna na casa. Há época não teve tanta publicidade, os meios de comunicação acharam que não era importante divulgar a preocupação desses vereadores. E a maioria destes vereadores é que compõem a atual mesa diretora. Tínhamos esta preocupação também pelo fato de que quando assumíssemos já tivéssemos mais ciência das situações que aconteciam nesta casa”
Compromisso para garantir transparência na gestão atual
“Desde o dia primeiro de janeiro que temos trabalhado dez ou doze horas por dia para que ações de ordem jurídica desta natureza não venham a acontecer na nossa gestão. E não será coisas extras a nossa gestão que vão tirar meu ânimo de trabalhar por uma câmara mais séria e transparente. E estamos encarando esta questão como mais um desafio que vamos enfrentar de cabeça erguida para construirmos uma gestão mais participativa e, acima de tudo, com mais responsabilidade”
Confira áudio completo da entrevista concedida por Nildson Dantas: