Até o momento doze municípios do Rio Grande do Norte estão em colapso total de água. De acordo com o secretário de Estado de Recursos Hídricos, Mairton França, existe ainda 90 municípios que sofrem com falta de água, dos quais 80 estão em nível crítico.
Em relação aos reservatórios de água do estado, o secretário disse que eles estão com 22% do volume de água e mais de 40% dos poços apresentam volume morto, ou seja, chegaram a 5% ou 10% da capacidade total de água.
O secretário de Recursos Hídricos apontou ainda alguns prejuízos causados pela estiagem, como desemprego e diminuição de arrecadação por parte do estado e dos municípios.
Além da utilização de carros-pipa, uma das ações que a secretaria está pondo em prática é a perfuração de poços em zonas urbanas em busca de água para injetar nas redes dos municípios do interior.
“Tem municípios que passam de 2 a 3 dias sem água. Desde o início da gestão que começamos a colocar em prática várias ações de combate à seca além de ampliar várias outras ações, como a perfuração de poços”, disse Mairton.
