![](https://blogdoserido.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Patente-Fisioterapia-FACISA_27Abr23_Cicero-Oliveira_DSF8159br.jpg)
Um equipamento pensado para uso na área da fisioterapia teve seu pedido de proteção intelectual realizado no mês de março junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A ferramenta, desenvolvida a partir de uma parceria acadêmica entre inventores do campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), foi elaborada para detectar, registrar e analisar as alterações do controle postural e das reações motoras referentes à amplitude dos movimentos dos membros superiores e inferiores em seres humanos.
O depósito de pedido de patente recebeu o nome de Dispositivo que implementa tecnologia assistida para reabilitação de indivíduos acometidos de disfunções neurológicas e motoras. Ênio Walker Azevedo Cacho, professor de fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), envolvido no projeto, pontua que a nova tecnologia usa técnicas de gamificação e realidade virtual para proporcionar o treinamento do equilíbrio postural.
De acordo com Ênio, o sistema busca primeiramente identificar, quantificar e demonstrar, de forma ágil e fácil, as alterações que comprometem o controle postural de indivíduos idosos, sobretudo as ortopédicas, vestibulares e neurológicas. Em seguida, o equipamento oferece informações sobre as amplitudes articulares dos membros superiores e inferiores durante as reações corporais necessárias ao estabelecimento ou manutenção do controle postural.
The post Nova tecnologia na área da fisioterapia ajuda em tratamento terapêutico first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
![](https://www.sneri.blog.br/wp-content/uploads/2024/06/Portal-Capacitismo_970x150.png)