Novo patenteamento da UFRN envolve uso do Açaí

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um produto farmacêutico, obtido a partir do óleo essencial de açaí, com propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, foi patenteado por três cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O documento foi concedido nesta terça-feira, 7 de maio, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o nome Sistemas binários do óleo essencial de açaí e cicloamiloses.

O coordenador da pesquisa INOFARM que deu origem à descoberta científica, professor Ádley Antonini Neves de Lima, do Departamento de Farmácia (Defarm), explica que a invenção se refere ao processo de obtenção de sistemas binários do óleo essencial de açaí e cicloamiloses para aplicação farmacológica. As cicloamiloses são oligossacarídeos, carboidratos formados por dois ou até dez monossacarídeos.

“O transporte do óleo por eles promove o aumento da solubilidade e da estabilidade do óleo e, desse modo, viabiliza o efeito farmacológico da matéria-prima vegetal, no caso o Açaí. Ao encapsular em polímeros de cicloamiloses, propicia a utilização por via oral, tópica, intramuscular, intravenosa, entre outras. O produto final é o óleo na forma de pó que pode ser utilizado em medicamentos, cosméticos e alimentos”, explica o docente.

The post Novo patenteamento da UFRN envolve uso do Açaí first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770