Para Felipe Maia, Lula na Casa Civil é confissão de culpa e obstrução à Justiça

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Discurso-Felipe-Maia-Rafael-Carvalho-02

Diante da informação de que o ex-presidente Lula teria aceitado ser o novo ministro-chefe da Casa Civil, já começaram as repercussões políticas e, do lado da oposição, o deputado federal Felipe Maia (DEM) tratou de se posicionar logo sobre o caso.

A nomeação de Lula para ministro é tratada como uma estratégia de garantir foro privilegiado para Lula nas investigações da Lava Jato e no caso do Triplex em Guarujá e do sítio em Atibaia. Pela Constituição Federal, ministros (e outros cargos federais) só podem ser julgados no Supremo Tribunal Federal (STF), assim, todos os processos que citam o nome do ex-presidente que poderiam vir a ser julgados pelo juiz federal Sérgio Moro ou pela Justiça do Estado de São Paulo seriam remetidos à Brasília.

Para o deputado Felipe Maia, a nomeação de Lula como ministro é uma confissão de culpa e uma tentativa de burlar os julgamentos. “Caso Lula seja nomeado pra Casa Civil, além da confissão de culpa, também estaria ofendendo o princípio da moralidade e obstruindo a justiça. O PT perdeu o limite de envergonhar aqueles que ainda o apoiam”, disse.

Aliados já dão como certa a nomeação, mas o Planalto ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. Até o atual ministro da Casa Civil, Jacques Wagner, ainda não disse que sim ou que não.